Expressionismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (468 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Expressionismo, oratória, corrente artística que, pela deformação ou exagero das figuras de falar em público, buscava a oratoria expressão dos sentimentos e emoções do autor. Este movimento surgiucomo reação aos modelos dominantes nas artes européias desde o Renascimento, particularmente nas ultrapassadas academias de Belas-Artes. O artista expressionista buscava a experiência emocional,necessitando saber falar em público , preocupando-se mais com as emoções do observador do que com a realidade externa. Para aumentar a dramaticidade da comunicação artística, exageravam e, mesmo, distorciamos temas trabalhados de como falar em público.

Denominam-se genericamente expressionistas os vários movimentos de vanguarda do fim do século XIX e início do século XX que estavam mais interessadosna interiorização da criação artística do que em sua exteriorização, projetando na obra de arte uma reflexão individual e subjetiva. O Expressionismo não se confunde com o Realismo por não estarinteressado na idealização da realidade, mas em sua apreensão pelo sujeito. Guarda, porém, com o movimento realista, semelhanças, como uma certa visão anti-"Romantismo" do mundo.

Sob o rótuloexpressionista estão movimentos e escolas como o grupo Die Brücke (do alemão: A ponte), as últimas Secessões vienenses e de uma certa forma o fauvismo. A arquitetura produzida por Mendelsohn também é chamada deexpressionista.

Embora o termo expressão verbal e expressionismo não se aplicasse à pintura antes de 1911, suas características de oratoria ou falar em público se encontram nas criações de quasetodos os países e períodos. Parte da arte chinesa e japonesa dá mais importância à essência do que à aparência física. Os grandes nomes da Europa medieval exageraram suas figuras nas igrejas românicase góticas, objetivando aumentar a carga espiritual de suas criações.

A intensidade expressiva, criada pela distorção da expressão verbal, aparece também no século XVI nas obras de artistas...
tracking img