Expressionismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (908 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Expressionismo

O expressionismo foi um movimento artístico que surgiu no final do século XIX e início do século XX, era a arte do instinto, trata-se de uma pintura dramática, subjetiva,“expressando” sentimentos humanos. Corrente artística concentrada especialmente na Alemanha.
As características do expressionismo são: o distanciamento da figuratividade; a ilusão da tridimensionalidade; oresgate das obras primitivas e a utilização de cores e traços fortes. Como o interesse do movimento é projetar uma reflexão subjetiva, é comum o retrato de seres humanos solitários e sofredores, onde aintenção é de captar estados mentais, que podem ser vistos em vários quadros de personagens deformados, como o ser humano desesperado sobre uma ponte de O Grito, do norueguês Edvard Munch, um dosrepresentantes do movimento.
Suas origens são os desdobramentos do pós-impressionismo, principalmente através de Vincent Van Gogh, Edvard Munch e Paul Klee. Esses artistas tentaram transmitir a sua arteutilizando uma forma psicológica onde pudessem expressar seus sentimentos íntimos, mais do que o mundo exterior o fazia. É uma pintura pessoal e intensamente apaixonada


Grupos expressionistas –Oexpressionismo vive seu auge a partir da fundação de dois grupos alemães: o Die Brücke (A Ponte), em Dresden, que faz sua primeira exposição em 1905 e dura até 1913; e o Der Blaue Reiter (O CavaleiroAzul), em Munique, ativo de 1911 a 1914. Os artistas do primeiro grupo, como os alemães Ernst Kirchner (1880-1938) e Emil Nolde (1867-1956), são mais agressivos e politizados. Com cores quentes, produzemcenas místicas e paisagens de atmosfera pesada. Os do segundo grupo, entre eles o russo Vassíli Kandínski (1866-1944), o alemão August Macke (1887-1914) e o suíço Paul Klee (1879-1940), voltam-separa a espiritualidade. Influenciados pelo cubismo e futurismo, deixam as formas figurativas e caminham para a abstração.

A Ponte e O Cavaleiro Azul

Dois grupos são diretamente identificados...
tracking img