Expressao

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2768 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Faculdade de Tecnologia Rubens Lara Curso: Sistemas para Internet Disciplina: Língua Portuguesa

OS SIGNIFICADOS DA LINGUAGEM Para se estudar a funcionalidade do Processo de Comunicação, precisamos usar recursos que dão ênfase a intenção que o emissor quer transmitir para que a mensagem seja compreendida ou se reforce algum elemento linguístico específico para a composição. Desde o passado, ohomem tem criado meios para se apropriar de signos, sinais, gestos, desenhos, letras e por fim a palavra oral e escrita na realização deste processo de comunicação. Para que esses recursos sejam bem empregados precisamos rever os elementos da comunicação: emissor, receptor, mensagem, canal, código, contexto (referente), ruídos. Todo texto apresenta várias possibilidades de leitura, sendo assim,as funções da linguagem tem como objetivo levar o leitor a compreender determinado efeito, para determinado objetivo. Daí o fato de enfatizar algum recurso ficar a cargo da capacidade criativa do autor ou emissor da mensagem. O estudo sobre as funções da linguagem, requer antes de apresentar sua tipolologia, no processo de comunicação e as interações das mesmas no dia a dia, conforme o papelrecorrente a que se presta, lembrar que todo processo comunicativo é centrado nesses elementos, para então ser compreendida a verdadeira mensagem:
Diferentes mensagens veiculam significações as mais diversificadas, mostrando na sua marca e traço[...]O funcionamento da mensagem ocorre tendo em vista a finalidade de transmitir — uma vez que participam do processo comunicacional: um emissor que envia amensagem a um receptor, usando do código para efetuá-la; esta, por sua vez, refere-se a um contexto. A passagem da emissão para a recepção faz-se através do suporte físico que é o canal. Aí estão, portanto, os fatores que sustentam o modelo de comunicação: emissor; receptor; canal; código; referente; mensagem. (CHALHUB, 1990, p.1)

Com os elementos da comunicação temos a geração e interrelaçãodos variados diálogos das funções, que são conhecidas como: referencial; emotiva; conativa; fática; metalinguística e poética. Roman Jakobson enfoca o perfil da mensagem, conforme a meta ou orientação dessa mesma mensagem em cada fator da comunicação. Assim, as atribuições de sentido, as possibilidades de interpretação — as mais plurais — que se possam deduzir e observar na mensagem estãolocalizadas primeiramente na própria direção intencional do fator da comunicação, o qual determina o perfil da mensagem, determina sua função, a função de linguagem que marca aquela informação.

1

Faculdade de Tecnologia Rubens Lara Curso: Sistemas para Internet Disciplina: Língua Portuguesa

Funções da Linguagem 1. Função referencial (ou denotativa): É aquela centralizada no referente, nocontexto, pois o emissor oferece informações da realidade. Objetiva, direta, denotativa, prevalecendo a terceira pessoa do singular. Linguagem usada na ciência, na arte realista, no jornal, no “campo” do referente e das notícias de jornal e livros científicos. 2. Função emotiva (ou expressiva): É aquela centralizada no emissor, revelando sua opinião, sua emoção. Nela prevalece a primeira pessoa dosingular, interjeições e exclamações. É a linguagem das biografias, memórias, poesias líricas e cartas de amor. 3. Função apelativa (ou conativa): É aquela que se centraliza no receptor; o emissor procura influenciar o comportamento do receptor. Como o emissor se dirige ao receptor, é comum o uso de tu e você, ou o nome da pessoa, além de vocativos e imperativos. Usada nos discursos, sermões epropagandas que se dirigem diretamente ao consumidor. 4. Função fática: É aquela centralizada no canal, tendo como objetivo prolongar ou não o contato com o receptor, ou testar a eficiência do canal. Linguagem das falas telefônicas, saudações e similares. 5. Função poética: É aquela centralizada na mensagem, revelando recursos imaginativos criados pelo emissor. Afetiva, sugestiva, conotativa, ela é...
tracking img