Expressões populares

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (756 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de fevereiro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
TEMA:

EXPRESSÕES POPULARES

Objectivo Geral:
Conhecer as várias expressões populares faladas no nosso país.


Objectivos Específicos:
Identificar o significado das várias expressõespopulares; • Relacionar as expressões populares à sua história subjacente.


EXPRESSÕES POPULARES

Ainda hoje recorremos ao uso de algumas expressões populares que já fazem parte da nossa cultura edo nosso quotidiano. Mas qual é a sua origem?

EXPRESSÕES POPULARES


Uma expressão idiomática ou idiotismo é um conjunto de palavras que se caracteriza por não ser possível identificar o seusignificado mediante o sentido literal dos termos analisados individualmente. As expressões idiomáticas muitas vezes estão associadas a gírias, calão e contextos culturais específicos a certos grupos depessoas que se distinguem pela classe, idade, região, profissão ou outro tipo de afinidade.



EXPRESSÕES POPULARES
DO TEMPO DA MARIA CACHUCHA Significado: Muito antigo. Origem: A cachucha erauma dança espanhola a três tempos, em que o dançarino, ao som das castanholas, começava a dança num movimento moderado, que ia acelerando, até terminar num vivo volteio. Em Portugal, a popularcantiga Maria Cachucha (ao som da qual, no séc. XIX, era usual as pessoas do povo dançarem) era uma adaptação da cachucha espanhola, com uma letra bastante gracejadora.

EXPRESSÕES POPULARES
COISAS DOARCO-DA-VELHA
Significado: Coisas inacreditáveis, absurdas, espantosas, inverosímeis. Origem: A expressão tem origem no Antigo Testamento; arco-da-velha é o arco-íris, ou arco-celeste, e foi o sinaldo pacto que Deus fez com Noé: "Estando o arco nas nuvens, Eu ao vê-lo recordar-Me-ei da aliança eterna concluída entre Deus e todos os seres vivos de toda a espécie que há na terra." (Génesis 9:16)Arco-da-velha é uma simplificação de Arco da Lei Velha, uma referência à Lei Divina.

EXPRESSÕES POPULARES
MEMÓRIA DE ELEFANTE Significado: Ter boa memória; recordar-se de tudo. Origem: O elefante...
tracking img