Exprecionismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (928 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O expressionismo surge no fim do século XIX, com características que ressaltam a subjetividade do artista e do autor, buscando a subjetividade da expressão.
As obras de arte expressionistas mostramo estado psicológico do autor e mostra as dificuldades sociais e políticas da população, com denúncias sociais de uma sociedade que se considerava doente e na carência de um mundo melhor.
Foi ummovimento de grande amplitude, que mudou o ponto de vista de cada autor e artista brasileiro.

>EXPRESSIONISMO

O expressionismo foi um movimento artístico que surgiu no final do século XIX e iníciodo século XX como uma reação à objetividade do impressionismo, apresentando características que ressaltavam a subjetividade.
Suas origens são os desdobramentos do pós-impressionismo, principalmenteatravés de Vincent Van Gogh, Edvard Munch e Paul Klee. De fato, a noção do expressionismo foi empregada pela primeira vez em 1911, na revista Der Sturm ('A Tempestade'), marcando uma oposição clara aoimpressionismo francês.
O Expressionismo é a arte do instinto, trata-se de uma pinturadramática, subjetiva, “expressando” sentimentos humanos. Utilizando cores irreais, dá forma plástica ao amor, aociúme, ao medo, à solidão, à miséria humana, à prostituição. Deforma-se a figura, para ressaltar o sentimento.

Predominância dos valores emocionais sobre os intelectuais. Corrente artísticaconcentrada especialmente na Alemanha entre 1905 e 1930 especificamente no período após a Primeira Guerra Mundial, sendo um importante instrumento para a realização de denúncias sociais, especialmente em ummomento que, politicamente, os valores humanos eram o que menos importava. Na América Latina, o movimento manifestou-se como uma via de protesto político.. Exteriorizar os sentimentos.
Principaiscaracterísticas: pesquisa no domínio psicológico; cores resplandecentes, vibrantes, fundidas ou separadas; dinamismo improvisado, abrupto, inesperado; pasta grossa, martelada, áspera; técnica...
tracking img