EXPOSI O OCUPACIONAL AO BENZENO EM FRENTISTAS DE POSTO DE GASOLINA

496 palavras 2 páginas
Introdução: O benzeno está entre um dos agentes de maior potencial de risco relacionado aos elevados níveis de câncer por exposição ocupacional e ambiental no Brasil. O ambiente de trabalho tem destacando-se quanto aos inúmeros riscos e agravos em que o trabalhador está exposto diariamente, entre eles ressalta-se a exposição a substâncias químicas capazes de gerar processos danosos a saúde como as intoxicações de vias aéreas, pulmonares, vias gástricas e dérmicas, que podem acarretar lesões, erupções, anemias e cânceres. Como um dos agentes potencialmente agressores a saúde cita-se o benzeno, que se constitui como um produto mielotóxico, leucemogênico e cancerígeno, mesmo em baixas concentrações. Os problemas a saúde advindos dessa exposição podem ocorrer a curto e longo prazo. Um dos motivos para essa incidência deve-se as propriedades que a substância possui, custo consideravelmente baixo e bom atributos como solvente o que determina a sua utilização em grande escala nos processos de trabalho dos diferentes ambientes como as indústrias químicas, na matéria prima de cola, tintas, plástico, borracha e refinarias de petróleo. Assim, o estudo tem por objetivo verificar o índice de Benzeno nos frentistas de postos de gasolina com relação aos efeitos causados a saúde humana destes trabalhadores expostos em seu ambiente laboral.
Materiais e Métodos: Este trabalho trata-se de uma pesquisa descritiva exploratória onde foi estudado o comportamento do ácido trans, trans-mucônico em amostras de urina de indivíduos expostos (N=6) do sexo masculino e faixa etária de 22 a 45 anos, com exposição ao risco de 5 a 35 anos. A concentração urinária do ácido foi determinada por Cromatografia Líquida de Alta Eficiência. A amostra foi constituída de indivíduos expostos ao benzeno em um posto de gasolina localizado em Santa Terezinha de Itapu.

Resultados A exposição média ao benzeno dos trabalhadores selecionados foi de 0,15±0,05 mg/ m3 (0,05 ppm) o que resultou em um valor médio do

Relacionados