EXPORTAÇÃO DE AVES PARA O MERCADO ISLÂMICO

2308 palavras 10 páginas
SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO . 3
1.1 Contextualização 3
1.1.1 Definição do Tema 3
1.1.2 Apresentação do Problema 4
1.2 Objetivos. 4
1.2.1 Objetivo Geral 4
1.2.2 Objetivos Específicos 4
1.3 Justificativa 4
2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 5
2.1 Técnica de Abate Halal 5
2.2 Certificação Halal 6
2.3 Exportação de Aves 6
3 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS 7
4 APRESENTAÇÃO E ANÁLISE DOS RESULTADOS 8
5 CONCLUSÃO . 9
REFERÊNCIAS. 10
ANEXO A . 11

1 INTRODUÇÃO

Nesta pesquisa serão abordados alguns assuntos relacionados à cultura islâmica, seus hábitos e exigências quanto à alimentação. Partindo deste princípio, a pesquisa mostra que as empresas de abate de aves que exportam para este mercado precisam adequar suas linhas de produção para atender às exigências feitas pelo islamismo. Tais exigências refletem no custo da produção, porém há um equilíbrio com o preço de venda e volume exportado para produtos vistoriados pelos órgãos certificadores muçulmanos. Essa adaptação da empresa visa sua inserção a uma nova tendência e conquista de um novo mercado. Segundo Kotler (2000, p.272): “a empresa focada no cliente está em uma posição melhor para identificar novas oportunidades e estratégias que rendam lucros em longo prazo”.

1.1 Contextualização

A necessidade de adequação das empresas de abate de aves para atender a essa nova tendência de mercado, que é a forma de abate Halal, exigida pelos países do Oriente Médio e adeptos ao islamismo no restante do mundo, que representa cerca de um terço da população mundial.

1.1.1 Definição do Tema

Para que uma empresa entre na acirrada competitividade do mercado atual, há uma grande necessidade de constante adequação das empresas às exigências do consumidor e de buscar novos mercados focado sempre no real objetivo de uma empresa, que é a obtenção de lucro. Considerando esses fatores e o cenário atual das exportações de carnes, concentraremos o tema na adaptação das empresas exportadoras de aves para o mercado islâmico .

Relacionados