EXPORTA O DE CARGA PEREC VEL

662 palavras 3 páginas
EXPORTAÇÃO DE CARGA PERECÍVEL
Tipo de transporte : aéreo

Fluxograma

1º- Preparação da documentação

O exportador ou seu agente de carga deve contratar o transportador aéreo de sua preferência, antes da entrega da carga no TECA (O TECA GRU é responsável pelo maior volume brasileiro de exportações por via aérea, conectando o Brasil com 29 países. Além disso, é um corredor de passagem da carga exportada, com processamento diário de pallets aeronáuticos, assegurando agilidade e segurança no processo de exportação). O recebimento é efetuado sempre mediante a apresentação do conhecimento aéreo (AWB) ou documento equivalente, e da declaração de exportação.

2º-Recebimento da Carga
Mediante a apresentação do conhecimento aéreo ou documento equivalente, o TECA GRU efetua a verificação física da carga: confere as etiquetas de identificação do lote, tipo de embalagem, volumes, aferição do peso e identificação de possíveis avarias. De acordo com o tipo de embalagem/cubagem, as cargas a serem exportadas são agrupadas em estrados, pesadas e embaladas com filme plástico (stretch).
3º-Recebimento de cargas perecíveis As cargas perecíveis e/ou vivas são recebidas pelo TECA GRU somente após a confirmação de embarque. Nos casos em que o recebimento dessas cargas demande o uso de equipamentos especiais, estes devem ser providenciados junto à companhia aérea antecipadamente. Essas cargas poderão ser objeto de inspeção pelos órgãos anuentes: Ministérios da Agricultura e da Saúde, IBAMA, Comissão Nacional de Energia Nuclear, entre outros, antes do desembaraço pela Receita Federal.
4º- Presença de Carga
Logo após o recebimento da carga é efetuado o registro de Presença de Carga no sistema Siscomex com base na numeração da DDE/DSE. Com a Presença de Carga registrada, o exportador ou seu representante legal deve, então, proceder aos trâmites para o desembaraço da carga junto à Receita Federal.
5º-Armazenagem da carga
Depois de cumpridas as etapas de recebimento, a carga é direcionada

Relacionados

  • Ministério do Espirito Santo
    74666 palavras | 299 páginas
  • Introduçao ao estudo do direito
    207968 palavras | 832 páginas