Exportação

Páginas: 17 (4168 palavras) Publicado: 16 de março de 2011
INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO AFONSO CLAUDIO – ISEAC

MARLINE CRAUZER

EXPORTAÇÃO

AFONSO CLAUDIO

2010

MARLINE CRAUZER

EXPORTAÇÃO

Trabalho acadêmico apresentado ao professor Aldimar Rossi, na disciplina Teoria da Contabilidade, do 6º período do Curso de Ciências Contábeis do Instituto Superior de Educação Afonso Claudio –ISEAC, como requisito a obtenção de nota no trabalho específico.

AFONSO CLAUDIO

2010

SUMARIO

SUMARIO 3

1. ABORDAGEM SOBRE EXPORTAÇÃO 7

2. BARREIRAS TÉCNICAS ÀS EXPORTAÇÕES 11

2.1 Cultura de Exportação 13
2.2 Formação de Preço na Exportação 15
2.3 CANAIS DE PROMOÇÃO COMERCIAL 17
2.4 Catálogos 18
2.5 Internet 19
2.6 Feiras Internacionais 19

3.Agentes de promoção a Exportação 20

3.1 APEX 21
3.2 MIDC (Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior) 21

4. CONCLUSÃO 23

REFERENCIAS 24

RESUMO

Um dos maiores desafios do Brasil para os próximos anos é o crescimento da sua economia, e um dos caminhos para isto é a melhoria do desempenho das organizações brasileiras no mercado internacional. Diversasorganizações governamentais e privadas vêm realizando uma série de ações que objetivam melhorar o desempenho da atividade exportadora do país. O próprio Governo brasileiro vem tomado diversas iniciativas com o objetivo de prover informações sobre mercados internacionais às empresas brasileiras e orientar sobre os procedimentos para exportação. O Ministério do Desenvolvimento, Indústria e ComercioExterior mantém um esforço de incentivar o crescimento das exportações, bem como de melhorar o desempenho das organizações brasileiras no mercado internacional. Desta forma o governo vem oferecendo mecanismos para prover informações sobre mercados externos, produtos e estatísticas sobre o mercado, tais como Aliceweb, Siscomex – Sistemas de Comércio Exterior, Portal do Exportador, entre outros.“Entretanto, embora muitas nações e regiões integrem suas políticas e padrões comerciais, cada nação ainda possui características peculiares que precisam ser compreendidas. O estagio de preparação do país para a aceitação de produtos e serviços e sua atratividade como mercado para empresas estrangeiras dependem do ambiente econômico, político-legal e cultural.” (KOTLER, 2000, p. 395). Para Kotler (2000), emgeral, uma empresa prefere entrar em países (1) que estejam entre os primeiros quanto à atratividade, (2) que tenham baixo risco no mercado e (3) nos quais a empresa tenha vantagem competitiva.

ABORDAGEM SOBRE EXPORTAÇÃO

A atividade de exportação pode ser vista como o ato de trocar mercadorias e serviços entre os países, afim de que essas trocas supram as necessidades das partesenvolvidas e da mesma forma gerando divisas para os países que participam dessa atividade. Em termos gerais Ratti (2000), diz que exportação vem a ser a remessa de bens de um país para o outro implicando um pagamento por parte do importador por aqueles bens exportados. Fica evidente, portanto, que a exportação se faz necessária, já que essa atividade beneficia tanto o importador como o exportador; deum lado um adquire os produtos que não teria condições de produzir e por outro lado se tem lucro com a venda dessa mercadoria.

Segundo Guidolin (1991), nenhum país tem condições de produzir tudo aquilo que seu povo necessita, e sobre a ótica desse problema, a única forma de se solucionar essa questão seria através do comércio exterior. Esses e outros fatores são provas claras de que asexportações têm uma influência significante sobre a economia mundial e sobre o fator humano que está diretamente ligado com essa atividade.

Guidolin (1991, p. 160) afirma que “as transações econômicas com o exterior são importantíssimas para a manutenção de uma economia em níveis satisfatórios de desenvolvimento, isto é, para a manutenção da estabilidade dos níveis de emprego, de preços...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Exportação
  • exportação
  • exportação
  • Exportação
  • Exportação
  • exportação
  • exportação
  • EXPORTAÇÃO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!