Exportação de frutas brasileiras

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (482 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Frutas Cítricas e suas dificuldades no mercado mundial

O Brasil atualmente é o terceiro maior produtor de frutas do mundo, com uma produção anual de 42 milhões de toneladas, e isso se da devido àscondições climáticas brasileiras. Estima-se que em 2011 a produção será ainda maior, batendo o recorde da última safra, de 42 milhões para 44 milhões de toneladas produzidas.
Dos 42 milhõesproduzidos em 2010, 65% foi distribuído e consumido pelo mercado interno e os 35% restantes foram exportados ao mercado externo. A laranja (em forma de suco) lidera as exportações, seguida de mamão, banana,uva, melão e melancia. Mas apesar da grande produção, as exportações brasileiras representam apenas 2,4% do total exportado de frutas, de acordo com a Organização das Nações Unidas para Agricultura eAlimentação (FAO).
Mas o Brasil ainda enfrenta várias barreiras para exportação de suas frutas, principalmente no setor de cítricos. Essas dificuldades se dão muitas vezes por barreiras legislativase fitossanitárias. De acordo com o grupo Cultivar, mais de 90% das exportações brasileiras de frutas cítricas estão restritos aos países da União Européia (UE) e estão vinculadas ao período deentressafra da produção de cítricos no hemisfério Norte, principalmente da Espanha e dos outros países do mediterrâneo, quando são retiradas as sobretaxas para a importação de frutos pela UE. Nesse nicho, oBrasil compete com outros países do hemisfério Sul que apresentam melhores condições para a produção e comercialização de frutos in natura, como é o caso da África do Sul, Argentina, Austrália eUruguai. A fruta cítrica produzida no Brasil apresenta um aspecto visual inferior devido ao clima, que age na coloração dos frutos, e à ocorrência de pragas e doenças, que levam a uma depreciação doproduto final. No meio desta guerra por mercado, os problemas fitossanitários são utilizados como barreiras com objetivo de restringir as importações por países da UE. Os EUA não é um grande comprador de...
tracking img