EXPORTAÇÃO DE FLORES: UM ESTUDO SOBRE O SETOR NO ESTADO DO CEARÁ, NORDESTE DO BRASIL.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1578 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de junho de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Modelo para resumo expandido dos EU2011
Autor1, Autor2, Autor1, Autor3 (não preencher na versão inicial)
1Instituição, Cidade, Estado, País (não preencher na versão inicial)
2Instituição, Cidade, Estado, País (não preencher na versão inicial)
3Instituição, Cidade, Estado, País (não preencher na versão inicial)
autor@email, autor@email, autor@email(não preencher na versão inicial)
Resumo.Cada vez mais o setor de floricultura vem ganhando notoriedade no estado do Ceará e a prática da exportação desses produtos vem crescendo enormemente, levando-nos a refletir sobre suas vantagens e desafios. Assim, o objetivo desse trabalho é fazer um breve estudo sobre o crescimento das exportações de flores no estado do Ceará, de modo a destacar os seus benefícios para essa localidade que estávivenciando um forte processo de crescimento. A principal metodologia usada baseia-se em estudos bibliográficos, de forma a explorar o conteúdo abordado. As conclusões centrais revelam a importância do setor de flores para o desenvolvimento desse estado brasileiro, diante da elevação das exportações neste segmento.
1. Introdução
Clima favorável e água abundante - são essas as principais razões doestado do Ceará estar crescendo tanto na produção de flores. Mas as condições favoráveis não são somente as naturais. Nos últimos anos houve um forte avanço nas tecnologias de produção agrícola, de forma tornar a produção e o transporte desse produto aqui estudado cada vez mais eficaz e eficiente. Foi todo o desenvolvimento de câmaras especiais, com a temperatura adequada as flores que as levarama outros países.
A produção de flores no Ceará nessa localidade não é nada recente. Foi partir da década de 1920 que duas famílias estrangeiras se estabeleceram no estado e passaram a cultivar rosas e outras flores em terrenos onde hoje fica a região metropolitana de Fortaleza, capital do estado. A produção ainda era pequena, as vendas ocorriam localmente. A partir da década de 1970 ocrescimento passa a ser maior, pois se inicia a produção na região serrana de Baturité. Daí pra frente, com o avanço das tecnologias rurais, a produção foi se expandindo grandemente.
Hoje o estado do Ceará é considerado um dos maiores exportadores de produtos de floricultura do país, o que reflete positivamente na balança comercial do estado, além da geração de emprego e renda.
Segundo dadosapresentados pelo SEBRAE – Serviço Brasileiro de Apoio as Micro e Pequenas Empresas do Estado do Ceará (2006), o estado possui quatro grandes agropolos de cultivo de flores, são eles: o agropólo Metropolitano, agropolo Cariri, agropolo Ibiapaba a Serra de Baturité. Destacam-se os mais diversos tipos de produção, desde plantas ornamentais, a flores tropicais, rosas, flores em vaso, etc. A comercializaçãodesses produtos ocorre principalmente em épocas onde o comércio incentiva a população diante datas comemorativas como dia das mães, dia dos namorados, entre outras. Entretanto, a exportação tem mostrado vasto crescimento, atingindo a diversos países, como os Estados Unidos, Alemanha, Portugal e a Holanda.
Assim, o seguinte trabalho tem como objetivo principal fazer um breve estudo sobreesse crescimento do setor da floricultura no estado do Ceará, de forma a relatar a sua importância para o fortalecimento da economia do Ceará.
2. Metodologia
Para a construção desse trabalho, realizou-se a análise bibliográfica de artigos e manuais que abordam o tema de exportação de flores na região do Ceará. Estes, com seus estudos de casos e suas pesquisas quantitativas, embasaram a busca pelaresposta da problemática ao qual se propõe esse estudo.
Os artigos foram devidamente fichados e deles se extraíram as ideias bases para a formação de opinião a cerca sobre o tema. Assim, o presente estudo utiliza-se da metodologia qualitativa por se tratar de uma análise bibliográfica de cunho exploratório.
3. Resultados e discussão
A fim de atender o objetivo proposto, e fazer uma avaliação...
tracking img