Exportação, alguns aspectos relevantes

Páginas: 6 (1387 palavras) Publicado: 6 de abril de 2011
Faculdade de Economia, Universidade do Porto MEGI – Mestrado em Economia e Gestão Internacional Ano Lectivo 2008/2009

Exportação – Alguns Aspectos Relevantes
(c/ base “Aspectos a Acautelar Num Processo de Exportação” – ICEP)

Porquê Exportar
Potenciais vantagens associadas à Exportação Genericamente as vantagens mais referidas pelas PMEs são aquelas que resultam do acesso a novos mercadose são referenciados: Prosseguir objectivos de crescimento e/ou de diversificação geográfica da base de negócios das empresas, permitindo alargar o ciclo de vida normal dos produtos e reduzir flutuações sazonais na produção; Aumentar as margens comerciais e a base de pesquisa para a inovação e desenvolvimento de produto;

1

Porquê Exportar
Aproveitar vantagens competitivas detidas e/ouexplorar alguns nichos de mercado seleccionados estrategicamente e que a prazo sustentam a competitividade a nível interno; Avançar na cadeia de valor do produto agregando mais valor aos produtos e serviços fornecidos; Procura de economias de escala;

Porquê Exportar
Acompanhamento da internacionalização de clientes; Fazer face à concorrência internacional potenciando uma melhor defesa dos seusmercados naturais; Ganhar massa crítica necessária a aumentos de produtividade e competitividade.

2

Barreiras à Exportação – aqui são identificadas como as duas maiores barreiras psicológicas à exportação: as empresas desconhecem as principais matérias envolvidas na actividade exportadora; as empresas têm receios dos riscos acrescidos associados à actividade exportadora.

Formas de Penetraçãoe Abordagem aos Mercados via Exportação
A escolha do modo de entrada nos mercados depende:
da vontade dos decisores empresariais e do seu modo de conceber o desenvolvimento da empresa; da existência de barreiras, regulamentos ou estruturas internas de cada país que condicionam as opções; diferentes modos de internacionalização tb correspondem a diferentes fases de evolução e do crescimento dasempresas.

3

Formas de Penetração e Abordagem aos Mercados via Exportação
A entrada nos mercados via Exportação pode processar-se pelo método directo ou indirecto.

Exportação Directa versus Exportação Indirecta

Formas de Penetração e Abordagem aos Mercados via Exportação
Na exportação directa: o investimento necessário e o risco envolvido são maiores; mas, o retorno potencial tambémé maior; a empresa tem o controle superior sobre a respectiva política comercial; lida directamente com empresas de países terceiros: agentes e/ou distribuidores, i.e. desenvolve a sua própria força de vendas.

4

Formas de Penetração e Abordagem aos Mercados via Exportação
Agente – limita-se a obter encomendas que envia ao exportador a troco da respectiva comissão. Distribuidor – faz maisque o agente, pois compra o produto para venda directa, por conta própria, ao consumidor final.

Formas de Penetração e Abordagem aos Mercados via Exportação
Na exportação indirecta: o investimento necessário e o risco associado são menores; a empresa não desenvolve uma força de vendas externa – subcontrata no seu próprio país os serviços de um intermediário para as vendas no exterior.

5 Formas de Penetração e Abordagem aos Mercados via Exportação
Factores que determinam a opção por um dos métodos de exportação:
os objectivos visados pela empresa, nomeadamente, quanto ao controle permitido por cada método; tipo de produto e respectiva fase no seu ciclo de vida: marca, importância do serviço pós-venda, e valor acrescentado;

Formas de Penetração e Abordagem aos Mercados viaExportação
tipo de mercado alvo, i.e. características do mesmo: grau de abertura às importações, grau de maturidade das estruturas comerciais, tipo de sistema económico. Distribuição do volume de vendas pelos mercados externos – uma grande dispersão dificulta/inviabiliza a criação de circuitos de venda próprios; uma forte concentração aconselha o desenvolvimento de uma força de vendas própria....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Aspectos relevantes sobre o princípio da
  • Aspectos relevantes sobre arbitragem
  • A reportagem e seus aspectos relevantes
  • Aspectos relevantes na teoria de vygotsky
  • Aspectos Relevantes da Gestão de A e B
  • Aspectos relevantes dos SAD nas organizações
  • Aspectos Relevantes Sobre o Mercado
  • Aspectos Relevantes Na Defini O De Psicopatologia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!