EXPODICA AULA SOBRE O ROMANCEIRO E S O BERNARDO

7106 palavras 29 páginas
– AULA SOBRE O ROMANCEIRO e SOBRE SÃO BERNARDO

PROFESSOR ÉLIO ANTUNES

ROMANCEIRO DA INCONFIDÊNCIA – DE CECÍLIA MEIRELES

Liberdade - essa palavra
Que o sonho humano alimenta
Que não há ninguém que explique,
E ninguém que não entenda!

- Cecília Meireles (1901 – 1964) é enquadrada na SEGUNDA FASE DO MODERNISMO – (1930 a 1945), junto com Carlos Drummond de Andrade, Mário Quintana, Jorge de Lima, Vinícius de Morais e Murilo Mendes.

- Ela fez parte da REVISTA FESTA, publicação de escritores católicos.

- Sua poética originou-se do SIMBLISMO DE CRUZ E SOUZA; daí o gosto por imagens elevadas e pela musicalidade. “Desenrolei de dentro do tempo a minha canção: não tenho inveja às cigarras: também vou morrer de cantar.” Para ela, as palavras mais sugerem que descrevem. Preferia as impressões sensoriais (sinestesias) das imagens visuais e auditivas, privilegiava estados de alma vagos e quase incorpóreos.

- Seu tema dominante é o da TRANSITORIEDADE, da PASSAGEM DO TEMPO, da BREVIDADE DAS COISAS TERRENAS. O ETERNO é somente DEUS.

- Há nela, toda uma poética carregada de melancolia, de perda amorosa, de abandono e de solidão.

- Algumas obras de Poemas: Espectros (1923), Baladas para El-Rei (1925), Viagem (1939, Vaga Música (1942), Mar Absoluto (1945), Amor em Leonoreta (1951, Canções (1951), Poemas Escritos na Índia (1962) Ou Isso ou Aquilo (poemas para crianças – 1969).

ROMANCEIRO DA INCONFIDÊNCIA – 1953

- Este livro foi resultado de estudos de quase 10 anos sobre a INCONDIDÊNCIA MINEIRA (1789), em Vila Rica, atual Outro Preto – Minas Gerais.
- Palavras da Cecília:

“Era uma história feita de coisas eternas e irredutíveis: ouro, amor, liberdade, traições.
- O ROMANCEIRO é um conjunto de poemas curtos de caráter narrativo e/ou lírico para serem cantados. Eles foram transmitidos oralmente por trovadores do século XV na Espanha e em Portugal (Península Ibérica) e ficaram na memória popular. Tinham a função de informar, de divertir e de doutrinar politicamente

Relacionados