explosivos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1386 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de setembro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
Escola Politec B
Mineração.






Haimê Adehermiriam
Lucas soares










“NORMAS RELATIVAS AS ATIVIDADES COM EXPLOSIVOS E SEUS ACESSORIO”

















Belo Horizonte
2014.
INTRODUÇÃO.
Iremos desenvolver o conhecimento ao longo do trabalho sobre normas, fiscalização, transporte e compra do material explosivo. Temos como finalidade informaregulamentação, os procedimentos a serem observados para produção, importação, comércio, armazenagem, transporte e tráfego de explosivos e seus acessórios, bem como sua utilização, determinando os procedimentos as serem adotados pelos fabricantes, distribuidores e revendedores do produto.

























NR-19-EXPLOSIVOS.
A presente norma considera explosivo material ousubstancia que, quando iniciada, sofre decomposição muito rápida em produtos mais estáveis, com grande liberação de calor e desenvolvimento súbito de pressão, ou seja, quaisquer material composto ou substancia químicas produzida em laboratório ou artesanalmente, que tenha capacidade de causar ondas de impacto positivo ou negativo, rompimento ou destruição do meio ambiente ,ou seja, cenário físicoque rodeia o artefato que contenha a referida substancia. Tem como finalidade regulamentar os procedimentos a serem observados para produção, importação, comércio, armazenagem, transporte e tráfego de explosivos e seus acessórios, bem como sua utilização, determinando os procedimentos as serem adotados pelos fabricantes, distribuidores e revendedores do produto.
NOMECLATURA:
Levam vários tiposde nomenclatura dependendo sua composição e estabilidade podendo ser: Anfo, granulado industrias, Dinamite, Emulsão subdividida em dois tipos (Emulsão Bombeada, Emulsão Encartuchada) pré-emulsão, Lama, moldadas. Gelatina explosivas, plástico, espoleta comum, cordel detonante, sistema iniciador não elétrico, sistema iniciador elétrico, sistema iniciador eletrônico, reforçadores, retardados,estopins.
REGISTRO:
As pessoas físicas e jurídicas que utilizem industrialmente, armazenem, comercialize, importem, manuseei explosivos/acessórios estão sujeita a Registro no Exército Brasileiro, sendo formalizado pela emissão do Título de Registro (TR) ou certificado de registro (CR) previsto na R-105 e nas normas Regulamentadoras da concessão e da revalidação de registro, Apostilamentos e avaliaçõesTécnos de produtos controlados pelo Exército.
No CR ou TR deve constar quais atividades com explosivos que está autorizada a ser realizada pela pessoa física ou jurídica, válido por todo território nacional.
As bases construídas podem ser temporariamente liberadas para operação em até 90 dias, pelo Regime Militar (RM), desde que SFPC (Serviço de Fiscalização de Produtos Controlados) já tenhavistoriado a área e aprovado. O cancelamento do registro antes do termino de sua validade quando feito a pedido de seu portador, encaminhado de acordo com o inciso I do art. 50 do R- 105, deve ser comunicado ao interessado pela autoridade que o cancelou.

FABRICAÇÃO:
A fabricação de explosivos somente é permitida ás empresas portadoras do TR, sendo proibida a fabricação em perímetro urbano dascidades, vilas ou povoados, suas instalações devem deve ser provida de cerca adequada de separação entre armazenagem e fabricação. Os locais de explosivos devem ser:
Mantidos em perfeito estado de conservação,
Adequadamente arejados,
Construídos com paredes e tetos de material incombustível e pisos antiestéticos,
Dotados de equipamento devidamente aterrados e se necessárias, instalaçõeselétricas especiais de segurança,
Providos de sistema de combate a incêndio de manejo simples, rápido e eficiente, disposto de água em quantidade e com pressão suficiente aos fins a que se destina,
Livres de matérias combustíveis e inflamáveis,
Em seu manuseio e proibido:
Utilizar ferramentas ou utensílios que possam gerar centelha ou calor por atrito
Fumar ou praticar atos suscetíveis de...
tracking img