Explosivos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1139 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Introdução
Um Explosivo é uma substância ou conjunto de substâncias que podem sofrer o processo de explosão, liberando grandes quantidades de gases e calor em curto espaço de tempo. Com o calor, os gases se expandem e, se estiverem num espaço pequeno, a pressão exercida é enorme até chegar ao ponto de ruptura, com grande onda de choque.
No sentido muito amplo, é um material extremamenteinstável que se pode decompor rapidamente formando produtos estáveis. Os produtos da explosão são acompanhados da libertação de energia sobre diversas formas, entre as quais uma violenta expansão dos gases elevação brusca da temperatura; luz; ruído, dentre outros.
Os primeiros explosivos, criados há séculos, eram misturas de carvão e salitre com cera mineral, resinas e areias petrolíferas com afinalidade de produzir fumaça, incêndios e fogos de artifícios. Somente a partir do século XIV passou a ser usado em guerras.

2. Histórico
A pólvora foi, sem dúvida, o primeiro passo para o desenvolvimento dos produtos conhecidos hoje como explosivos.
Inicialmente utilizada pelos chineses como pirotécnico passou com algumas modificações a propelente de projeteis e armamentos em geral. No fim daidade média, na Europa, o monge Shwartz obteve mistura explosiva semelhante a dos chineses, que foi em seguida sendo adotada e aplicada, em suas diversas formas e variações, para fins bélicos. O segundo passo foi dado em 1847 com a descoberta da Nitroglicerinapelo italiano Ascanio Sobreno. Foi uma verdadeira revolução, pois este preparado oferecia um poder de explosão muitas vezes maior que o dapólvora. Porém era muito perigoso quando submetido a movimentos bruscos ou atrito, fato eu limitava as condições de segurança em seu manuseio. Em 1863 o Sueco Alfred Nobel supero este inconveniente adicionando diatomácea a Nitroglicerina. Produzindo desta forma a Dinamite: explosivo potente que oferecia ao mesmo tempo boas condições de segurança. A casualidade por outro lado, em 1923, na cidade alemãde Oppau, deu existência industrial a outro membro da família dos explosivos, quando ao tentar-se dinamitar uma partida de Nitrato de Amônio que havia empedrado pela ação da umidade provocou-se enorme explosão. De outro acidente nasceu o ANFO (Amonium Nitrate and Fuel Oil) mistura de Nitrato de Amônio e Óleo Diesel, quando o choque entre dois navios, carregando os dois produtos, resultou emincêndio seguido de violenta explosão que arrasou o Porto de Texas. Completando a família dos explosivos nasceram em 1958 as Lamas Explosivas, misturas em proporção adequada de Nitrato de Amônio, Óleo Diesel, Água e outros produtos tais como pó de Alumínio, Goma, Bórax, dentre outros, que, pela enorme quantidade de energia útil desenvolvida, apresentam grande capacidade de trabalho na ruptura de rocha emateriais duros em geral.

3. Classificação
Explosivos iniciadores, os primários, são extremamente sensíveis e, por isso, adequados à detonação da massa de explosivos da perfuração. Produzem um efeito de sopro intenso ou onda de choque capaz de iniciar a detonação da mesma.
Os altos explosivos, os secundários, detonam a velocidades entre 2500 e 7500m/s, acompanhados de quantidades enormes degases e pressões muito altas (100.000 atmosferas). A detonação dá origem à formação de uma onda de choque que percorre o maciço rochoso, causando fissuras na rocha. A onda de choque, aliada à pressão dos gases formados pela explosão, quebra a rocha empurrando-a em direção à face livre.
Nos baixos explosivos a reação de detonação consiste numa queima rápida sem a produção de onda de choque degrande intensidade. Pólvora negra é usada para corte de rocha destinada à produção de paralelepípedos, placas de revestimento, blocos de mármore, dentre outros.

4. Composição os explosivos usados na escavação de rocha
Explosivos simples são aqueles formados por um único componente químico. Nitroglicerina, nitroglicol, nitrocelulose, trotil e ciclonite.
Os explosivos mistos são formados por...
tracking img