Explosivos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1945 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Explosivo
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Preparando o explosivo C-4 militar para detonação.
Um explosivo é uma substância ou conjunto de substâncias que podem sofrer o processo de explosão, liberando grandes quantidades de gases e calor em curto espaço de tempo. Com o calor, os gases se expandem e, se estiverem num espaço pequeno, a pressão exercida éenorme até chegar ao ponto de ruptura, com grande onda de choque.
No sentido muito amplo, é um material extremamente instável (metaestável) que se pode decompor rapidamente formando produtos estáveis.
Os produtos da explosão são acompanhados da libertação de energia sob diversas formas, entre as quais: uma violenta expansão dos gases (o volume dos produtos é superior ao volume dos reagentes);elevação brusca da temperatura; luz; ruído…
Os primeiros explosivos, criados há séculos, eram misturas de carvão e salitre com cera mineral, resinas e areias petrolíferas com a finalidade de produzir fumaça, incêndios e fogos de artifício. Somente a partir do século XIV passou a ser usado em guerras.
Índice[esconder] * 1 Classificação dos explosivos * 1.1 Explosivos primários esecundários * 2 Características dos explosivos * 3 Explosivos vs. Combustíveis * 4 Explosivos caseiros * 5 Referências |
[editar] Classificação dos explosivos
Os explosivos podem ser classificados de diversas formas.
Duas formas muito comuns de os classificar são as seguintes:
* Constituição
* Heterogêneos - constituídos por matérias que, separadas, não têm características explosivas(ex: pólvora, nafos)
* Homogêneos - constituídos por um composto químico com fórmula definida e autosuficiente do ponto de vista da reação (ex: TNT, nitrocelulose, nitroglicerine)
* Mistos - explosivos químicos com adição de outros compostos que melhoram ou alteram as suas propriedades (ex: dinamite)
* Aplicações
* Iniciadores - explosivos muito sensíveis, usados emdetonadores.
* Reforçadores - usados quando o explosivo principal seja demasiado insensível para garantir a ignição pelo detonador. Mais sensíveis e menos potentes que o principal, e menos sensíveis mas mais fortes que os detonadores.
* Balísticos - usados em munições ou para criar um efeito de deslocamento. Mais lentos.
* Ruptura - explosivos com uma detonação forte o suficiente paracausar a ruptura dos materiais em vez do arrastamento. Mais rápidos.
* Incendiários - cuja principal função é aumentar a temperatura ou causar que o seu redor entre em combustão.
* Pirotécnicos - como os usados no fogo-de-artifício. Muito barulho, muita luz. Podem ser misturados a diferentes compostos químicos como Mg, Ca, Ba e P para criar efeitos coloridos.
É comum reduzir estasegunda forma para Altos Explosivos e Baixos Explosivos, seguindo de perto a bibliografia de língua inglesa (High Explosives and Low Explosives), para, respectivamente, os explosivos que apresentem um grande ou pequeno poder. Mesmo assím, é frequente ler Detonantes e Deflagrantes no equivalente sentido de classificação.
Destes, alguns exemplos são:
TNT ; RDX ; Tetranitrato de pentaeritritol(PETNou Nitropenta) ; ANFOS ; Ácido pícrico(TNP ou trinitrofenol) ; Tricloreto de nitrogênio ; H.M.T.D ;Astrolite ; Nitroglicerina ; MMAN ; Heptóxido de Dimanganês ; Fulminato de mercúrio ; Azida de chumbo ; Diazodinitrofenol(DDNP) ; Nitrocelulose(tipos com alto teor de nitrogênio compreendendo trinitrocelulose e hexanitrocelulose) ; HMX , etc.
Baixos Explosivos:
Pólvora negra ; nitrocelulose(tiposcom baixo teor de nitrogênio, conhecida também como "colóide" e "piroxilina" ,mas com a ressalva de que a trinitrocelulose - citada em altos explosivos - pode ser usada também com finalidades balísticas e/ou propulsivas), etc.
[editar] Explosivos primários e secundários
Ver artigo principal: Explosivos primários e secundários
Explosivos ainda são classificados em primários e secundários, e...
tracking img