explosivos rodox

1509 palavras 7 páginas
INTRODUÇÃO

A NR 19 trata, exclusivamente, dos aspectos de segurança que envolve as atividades com explosivos, no que diz respeito à estocagem, manuseio e transporte.
Explosivos industriais são substâncias ou misturas de substâncias que, quando excitadas por algum agente externo, são capazes de decompor-se quimicamente gerando considerável volume de gases a altas temperaturas. Estas reações de decomposição podem ser iniciadas por agentes mecânicos (pressão, atrito, impacto, vibração etc.) pela ação do calor (aquecimento, faísca, chama etc.) ou ainda pela ação de outro explosivo.
Por ser a explosão um fenômeno extremamente rápido e incontrolável, as ações a serem tomadas com estes produtos são preventivas e incluem os fatores que podem gerar aumento de temperatura, choque e fricção. Em caso de incêndio, além do risco de explosão imediata, existe a liberação de gases tóxicos. Desta forma, a utilização de equipamento de respiração autônoma é obrigatória. As consequências de uma explosão envolvendo explosivos são imprevisíveis. Na ocorrência de um incêndio, existe a possibilidade de parte da carga não ter sido consumida, podendo ocorrer explosões posteriores. Por esta razão, a remoção do material residual deve ser feita, manualmente, com todo o cuidado.

APLICAÇÕES DOS EXPLOSIVOS
Antes de falarmos do acidentes com explosivos precisamos conhece-los e saber de sua aplicabilidade na indústria, construção civil, pirotecnia, entre outros
P: QUAIS SÃO APLICAÇÕES MAIS COMUNS DOS EXPLOSIVOS ?
R: O avanço tecnológico dos diversos setores da atividade humana exige, dia a dia, um emprego mais intenso e especializado dos explosivos.
Podemos dizer que, no Brasil, o consumo e produção de pólvora negra é atualmente ínfimo em comparação com a demanda e produção dos demais explosivos, que crescem de ano a ano, de forma sensível e contínua.
Verifica-se atualmente que o ramo de construção e o de mineração consomem a maior parte dos explosivos produzidos, cabendo a cada um

Relacionados

  • A Felicidade na música
    23863 palavras | 96 páginas
  • Gramática da lingua portuguesa
    183638 palavras | 735 páginas
  • LIVRO Gramática da Língua Portuguesa
    199552 palavras | 799 páginas