EXPLOS METRO123 certo

2617 palavras 11 páginas
SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL
TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO

ESTUDO SOBRE O EXPLOSÍMETRO DIGITAL PORTÁTIL MODELO EXP- 1000

LORYE DE ARAUJO MELO
MARIO SERGIO GOURLART JALOTO
PAULO RAYAN MARQUARTE
YAN GONÇALVES BRUM

Miguel Pereira
2014
SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 1
ESTUDO SOBRE O EXPLOSÍMETRO DIGITAL PORTÁTIL MODELO EXP- 1000 2
Especificações do aparelho 2
Calibração do equipamento 3
Limitações 4
Erros comuns 4
Funcionamento interno 5
Limite de explosividade 6
Curva de explosividade 7
Lei de Le Chatelier 8
Ambientes passíveis de explosões 8
Espaço confinado 8
Atmosfera deficiente de oxigênio 8
CONCLUSÃO 10
REFERÊNCIAS 11
INTRODUÇÃO

Em meados do século XIX, nos Estados Unidos, surgiu a necessidade de se determinar gases tóxicos ou asfixiantes nas minas de carvão. O gás metano gerado pela decomposição da matéria orgânica, bem como o enxofre que origina o gás sulfídrico foram causadores de sérios danos à saúde daqueles que ali trabalhavam chegando em alguns casos à morte.
Os trabalhadores passaram então a portar pequenos animais aprisionados, tais como pássaros, roedores e até mesmo cães. Estes ficavam agitados ao mínimo sinal da presença de gases, indicando assim uma provável contaminação do local.
Devido ao rápido desenvolvimento industrial e a utilização e manuseio cada vez mais frequente de produtos químicos tóxicos e inflamáveis pela indústria de transformação, bem como a crescente preocupação com a segurança industrial e saúde ocupacional, por parte dos órgãos governamentais, fez surgir no mercado uma série de instrumentos que fazem o trabalho da detecção de gases e vapores, bem como aparelhos para monitoramento em corpos hídricos, alertando-nos imediatamente quando sua concentração ultrapassa parâmetros aceitáveis.
Na determinação de gases ou vapores utilizam-se os analisadores fixos e os portáteis de leitura direta, onde os analisadores são mais utilizados para instalações industriais com monitoramento contínuo e o analisador

Relacionados