exploração dos pares craneais

4239 palavras 17 páginas
Exploração de nervos cranianos
INTRODUÇÃO
Os nervos cranianos são chamados os componentes do sistema nervoso periférico (SNP), em número de 12 em cada lado (daí o termo " craniana ") emergir a partir do tronco cerebral, embora alguns autores, nem o nervo olfactivo ou o óptico ser incluídos no SNP, uma vez que eles seriam extensões do cérebro. Enquanto os nervos cranianos são misturados (composto por fibras sensoriais, motoras e vegetativo), os nervos cranianos são mais simples:
- Três são puramente sensorial: pares I, II e VIII.
- Cinco são puramente motores: pares III, IV, VI, XI e XII.
- Quatro são mistos: pares V, VII, IX e X. Nós distribuímos os nervos cranianos em 4 grupos:
Cérebro médio: I e II pares. – Mesencéfalo: III e IV pares.
– Protuberancia: V, VI, VII e VIII pares. – Bulbo: IX, X, XI e XII. Esta disposição permite que topograficamente possível localizar uma lesão no sistema nervoso, de acordo com a -gia é derivado a partir do envolvimento de um nervo craniano específico. Apesar do extraordinário desenvolvimento das técnicas de neuroimagem, a exploração adequada e análise das informações obtidas em termos de neuro-anatomía continua a ser essencial na abordagem ao paciente com sintomas neurológicos. Para resumir, nas Tabelas 1 e 2 mostram as principais manifestações clínicas decorrentes do acometimento motor e sensorial dos nervos cranianos. Nervo olfativo (nervo craniano I)
 
Esta anatomia nervosa é uma extensão especializada do cérebro, a única via sensorial que atinge o córtex sem fazer sinapses no tálamo. Coleta sensibilidade olfativa dos receptores da mucosa nasal, levando através de seus axônios (nervo olfativo) que atravessam a lâmina etmóide para chegar ao bulbo olfatório e de lá percorre o trato olfatório ao rinencéfalo núcleo olfativo posterior, que juntamente com o claustro e insula constituem a área de integração de informação olfativa. Exploração é normalmente realizada
No exame de rotina, somente quando há

Relacionados

  • Manual de primeiros socorros
    15058 palavras | 61 páginas
  • Patologia E Cl Nica Das Doen As Infecciosas Te Ricas
    30464 palavras | 122 páginas
  • Arquivos Simbidor 2007
    280343 palavras | 1122 páginas