Explorando as manifestações da cultura corporal de movimento, projeto esporte jovem sescsp santo andré

5797 palavras 24 páginas
Explorando as manifestações da cultura corporal de movimento: Projeto esporte jovem – SESCSP Santo André.

Douglas dos Santos Rosário Matos
Ricardo Galvão Silva
Instrutor de Atividades Físicas
SESCSP- Santo André

Cultura pode significar toda produção humana. Desde suas origens o ser humano produziu cultura. A história da humanidade é uma história de cultura, à medida que tudo que o ser humano faz está introduzido num contexto cultural, produzindo e reproduzindo cultura. A cultura é polissêmica, ou seja, tem vários sentidos possíveis, por isso procuraremos entender o conceito de cultura dentro da área de Educação Física, o que explicará e dará sentido ao termo cultura corporal de movimento, principal área de estudo da Educação Física.
O entendimento de cultura que acreditamos ser mais coerente é o de Clifford Geertz citado por Daólio (2004), para ele a cultura é a própria condição de vida de todos os seres humanos. É produto das ações humanas, mas é também processo contínuo pelo qual as pessoas dão sentido às suas ações. Constitui-se em processo singular e privado, mas é também plural e público. É universal, porque todos os humanos a produzem, mas é também local, uma vez que é dinâmica específica de vida que significa que o ser humano faz. A cultura ocorre na mediação dos indivíduos entre si, manipulando padrões de significados que fazem sentido num contexto especifico. Conforme Daólio (2004), a Cultura é o principal conceito para a Educação Física, por que todas as manifestações corporais humanas são geradas na dinâmica cultural. Assim, a intervenção pedagógica na área, trata do ser humano nas suas manifestações culturais relacionadas ao corpo e ao movimento, ou cultura corporal de movimento.
Por cultura corporal de movimento podemos entender toda produção humana vinculada as práticas corporais e ao movimento, um conjunto de significados/sentidos, símbolos e códigos que se produzem e re-produzem dinamicamente nos jogos-brincadeiras,

Relacionados

  • esporte jovem
    5797 palavras | 24 páginas
  • ESTUDOS EM MOVIMENTOS I CORPO CR TICA E HIST RIA
    67103 palavras | 269 páginas
  • canudos
    187432 palavras | 750 páginas