Explorando as áreas de atuação do profissional administrador

Páginas: 6 (1434 palavras) Publicado: 18 de abril de 2011
Introdução:

Sabemos que as áreas da administração são interdependentes e nessa relação todas têm uma importância vital ao bom funcionamento da empresa. Uma delas, a qual possui uma forte ligação com todos os setores é a área de Recursos Humanos. Sabemos que não podemos ter uma empresa sem funcionários e estes precisam ser recrutados, entrevistados, analisados, contratados. Também precisamreceber salário, pagar contribuições, receber benefícios e outros direitos. E, além de tudo, necessitam de boas políticas na empresa. Tudo isso faz com que a área de Recursos Humanos seja uma das que mais se destacam entre as demais.
O objetivo deste trabalho é apresentar a história, atribuições e, também tendências e perspectivas desta área que está sendo a cada dia mais valorizada.

Explorandoas áreas de atuação do Profissional Administrador – RECURSOS HUMANOS

As empresas ao longo do processo de crescimento e desenvolvimento estão naturalmente criando e aprimorando conhecimentos e experiências para responder ao novo cenário do mundo globalizado, definindo assim, a incessante busca pela competitividade. Estas, segundo Ferraz (apud Pizolotto e Piccinini 2000) , estão ligadas aosfatores fundamentais como a qualificação, a flexibilidade e a produtividade, introduzindo novas formas de gestão de recursos humanos, procurando reformular seu relacionamento com a força de trabalho, objetivando melhorias contínuas de produção e visando atrair os trabalhadores à co-participação dos desafios competitivos contemporâneos.
As organizações vêem adotando novos padrões de relação detrabalho onde procuram uma maior disseminação dos trabalhadores na tomada de decisões das empresas. E um dos fatores que merece destaque é a valorização do capital intelectual, como também, a transformação dos recursos humanos de uma atuação operacional para atuação estratégica.
A evolução da história da administração de recursos humanos no Brasil pode ser divida em três fases:
1. Era daIndustrialização clássica (1900-1950): Movimento da administração científica.
Teve com objetivo principal dar fundamentação científica às atividades administrativas. Foi constatado que os trabalhadores estavam produzindo menos do que eram capazes. O desenvolvimento da administração científica racionalizou o trabalho, simplificando os movimentos para realização das tarefas, aumentando a produtividade. Nessaépoca, 1890 a 1930, segundo Chiavenato (1997), as atividades da Administração de Recursos Humanos, denominada de Relações Industriais, caracterizava-se pela excessiva preocupação com os custos da organização e os operários eram vistos apenas como meios de produção. Sua tarefa se restringia aos cálculos da retribuição a que os trabalhadores tinham direito em decorrência do trabalho prestado. Assim comoas máquinas, equipamentos e capital, as pessoas também eram consideradas recursos de produção e, portanto, a administração de pessoas denominada Relações Industriais.
2. Era da Industrialização Neoclássica(1950-1990): Era caracterizada pela aceleração da politização da classe operária. Os sindicatos começaram a se agrupar em federações correspondentes a cada ramo industrial, surgindo osconflitos entre proletariado e organização, que tinham o aspecto de conflito industrial. Esse novo panorama trouxe a necessidade de se ter um profissional capaz de gerenciar as novas situações que surgiam dentro das organizações com fruto dessas mudanças. Assim, as grandes empresas começaram a criar departamentos de Relações Industriais, surgindo com isso o conceito de Administração de Recursos Humanos,com a figura do Gerente de Relações Industriais. No entanto, o Departamento de Relações industriais continuava partindo do princípio de que as pessoas deviam ser planejadas e administradas a partir das necessidades da organização.
Durante a década de 1980, com o progresso tecnológico cada vez mais acentuado, começaram a difundir as novas teorias e técnicas gerenciais, como por exemplo:...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Áreas de atuação do administrador
  • areas de atuação do administrador
  • Area de atuação do administrador
  • Área de atuação do administrador
  • ATUAÇÃO PROFISSIONAL DO ADMINISTRADOR
  • Áreas de atuação do profissional contábil
  • Areas de atuação do profissional de contabilidade
  • areas de atuação do profissional de Logistica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!