Exploradores de caverna

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (743 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FICHAMENTO


IDENTIFICAÇÃO DA OBRA

Autor: Lon L. Fuller

Título: O caso dos exploradores de caverna

Assunto: Comentário relacionado com a disciplina Sociologia

Disciplinas: Sociologia eLíngua Portuguesa

Professores: Drª. Olga Suely Soares de Souza e James Figueredo da Silva

Local: Acervo pessoal

Referência:

FULLER, Lon L. O caso dos exploradores de caverna. PortoAlegre: Fabris, 1976.



CONTEÚDO DA FICHA



“A tarefa revelou-se extremamente difícil. Foi necessário suplementar as forças de resgate originais mediante repetidos acréscimos de homens emáquinas, que tinham de ser transportados à remota e isolada região, o que demandava elevados gastos. Um enorme campo temporário de trabalhadores, engenheiros, geólogos e outros técnicos, foiinstalado.” (p.6)

Nesse trecho, podemos notar um dos temas discutidos na Sociologia, que é o trabalho em conjunto. Percebe-se também a “relação social” que se cria em prol do resgate dos exploradores. Otrabalho que se estabelece, entre homens e máquinas, também tem forte relação com a Sociologia, pois esse aspecto foi visível durante a Revolução Industrial, quando as máquinas se tornaram cada vezmais presentes nas fábricas, muitas vezes auxiliando no trabalho manual ou, até mesmo, o substituindo.



“Concluo, portanto, que no momento em que Roger Whetmore foi morto pelos réus, eles seencontravam não em um “estado de sociedade civil” mas em um “estado natural”, como se diria na singular linguagem dos autores do século XIX. A conseqüência disto é que a lei que lhes é aplicável nãoé nossa, tal como foi sancionada e estabelecida, mas aquela apropriada a sua condição. Não hesito em dizer que segundo este principio eles não são culpados de qualquer crime.

O que esteshomens fizeram realizou-se em cumprimento de um contrato aceito por todos e proposto em primeiro lugar pela própria vitima. Desde o momento em que se evidenciou que a situação extraordinariamente...
tracking img