Exploracao infantil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1380 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A exploração do trabalho infantil

Introdução

O tema, Infância roubada: a exploração do trabalho infantil vai expor a triste vida de uma menina que distante da mãe e sem pai é explorada de tantos trabalhos pesados, por um casal mau caráter, mas um dia consegue encontrar uma pessoa que lhe deu amor e carinho. Essa é uma história do autor, Victor Hugo, cuja obra "Os Miseráveis", publicado em1862, na França. E porque será, que muitas crianças não vive como crianças?
Através da historia vai perceber uma época de revoluções, onde o autor relata justamente os acontecimentos que ocorriam, as guerras napoleônicas ocorrido em 1799 e 1815, quando a França enfrentou várias alianças de potencias européias, tudo isso, dificultava cada vez mais a vida de quem sobrevivia, pois não tinha umaestrutura de governo e ainda confusões econômicas e políticas, fizeram com que o autor Victor Hugo denunciasse todo tipo de injustiças, espelhando de forma exemplar as dificuldades daquele século.
Assim dessa forma, é analisado o contexto histórico da Revolução Industrial na Inglaterra, no século XVIII, que com sua ampliação ao resto da Europa e aos Estados Unidos, generalizaram-se à exploração decrianças durante todo o século XIX e princípios do século XX. Segundo Divalte Garcia, mulheres e crianças eram obrigadas a trabalhar, recebendo remunerações ainda menores que as dos homens. Tal que afirma, "a vida nas fábricas era odiosa, a disciplina, intolerável". (Garcia, 2008, p. 31).
Portanto, o objetivo do trabalho é apresentar de forma clara, sobre a exploração do trabalho infantil,apresentando, através da obra "Os Miseráveis", a triste realidade da época e que perdura até aos dias atuais, sendo fundamentadas em pesquisas. Em seguida são apresentadas algumas causas, conseqüências e soluções para reduzir o trabalho infantil.

A vida sofrida da menina Cosette
Cosette, com três anos de idade, filha de Fantine, a qual desesperada por conseguir trabalho, deixou-a com o casalThénardier, pois pareciam ser ótimas pessoas para tratar sua filha, mas pelo contrario, Cosette era maltratada. Passou então, a usar roupas velhas com seu corpinho pequeno e magro, os olhares provavelmente assustados, ingênuos, sinceros e puros, de quem não compreendia que estava sendo explorada. Não comia direito e era tratado como um animal, tal que o autor afirma: "Passou a vesti-la com roupas velhas,deixadas pelas filhas. Para comer, davam-lhe as sobras dos pratos. Comida um pouco melhor que a do cão e pouco pior que a do gato". (Hugo, p. 37).
O que se percebe, que assim que Cosette crescia, se tornava à empregada da casa, aí se observa desde já, a exploração do trabalho infantil na obra, quando obrigavam a pobre menina fazer compras, varrer a casa e buscar água na floresta escura, com um baldepesado e grande, apavorada, sem saber se temia mais o escuro e ruídos da floresta ou a perversa senhora Thénardier.
É perceptível na obra de Hugo, ávida dura que Cosette levava, não sabendo o que era uma diversão ou se quer algum brinquedo, pois não tinha tempo para brincar só para trabalhar, era uma menina triste que nem se quer conseguia sorrir de tanto sofrimento, apenas obdecia quem mandava.Isso era a realidade que o autor abordava em sua obra, uma época de tantas revoluções, acontecimentos e exploração.
Cosette teve sua infância roubada, mas não perdeu a forma de sonhar, sonhava em ganhar uma boneca, e sem brincar, sorrir e passear ia vivendo como podia, mas até então apareceu uma pessoa que lhe estendeu a mão e que no lugar de vassouras e baldes deu a tão sonhada boneca queCosette sonhava. E é com isso que se percebe que assim como existem pessoas que só querem explorar crianças para trabalhar, existem também, aquelas que só querem a felicidade, e que justos de mãos dadas possam trilhar um caminho repleto de realizações.
Dessa forma, a vida que Cosette levava na obra descrita por Victor Hugo, é a realidade que milhões de crianças vivem hoje em dia e que passam pelo...
tracking img