Explique o raciocínio do cálculo do valor atual como parâmetro da tomada de decisão de compra.

Páginas: 9 (2095 palavras) Publicado: 1 de abril de 2011
TÍTULO DO TCD: Explique o raciocínio do cálculo do valor atual como parâmetro da tomada de decisão de compra.

DISCIPLINA: Matemática Financeira

PÓLO: Belém - 1

ALUNO: José Raimundo Viana

TEMA: O uso do cálculo do valor atual como parâmetro da tomada de decisão de compra

OBJETIVO: Demonstrar de forma clara as várias ferramentas da matemática financeira e sua utilização no cálculo dovalor presente. Exemplificar situações a fim de nortear o entendimento destas ferramentas.

JUSTIFICATIVA: As pessoas, de maneira geral, não têm uma noção clara e significativa das taxas de juros aplicadas pelas empresas e lojas em suas operações, e que estão presentes na vida de todos. Sendo assim, entende-se que o aprofundamento do estudo especificamente da Matemática Financeira poderácolaborar para demonstrar quando e benéfico realizar a compra a vista e quando é melhor comprar a prazo e aplicar o seu dinheiro, obtendo assim melhor rentabilidade.

INTRODUÇÃO: O mundo financeiro, muitas vezes, se apresenta de maneira aparentemente complexa, por isso, é necessário apresentar este assunto com linguagem simples, inserindo definições e conceitos, de maneira que todos possam entender ese familiarizar com o tema. O Procon recomenda ao consumidor tomar alguns cuidados antes de tentar contratar um empréstimo, tais como analisar a necessidade real de crédito Com juros e inflação em alta, economistas temem aumento da inadimplência. O brasileiro está parcelando tudo: da televisão à conta do supermercado. É a tentação do crédito fácil que anda estourando o orçamento. Esta realidadeestá presente na vida da maioria dos brasileiros e com o entendimento da Matemática Financeira, certamente este quadro poderá ser modificado.

DESENVOLVIMENTO: O estudo da matemática financeira se reveste de vital importância para qualquer pessoa que almeje entender o mundo atual tal qual ele se apresenta: Fluxos de capital em corrente pelo mundo, tornando economias, hoje estáveis, em instáveis deuma hora para outra, bem como, considerando as decisões de cunho social, sendo tomadas considerando como mais relevantes aspectos financeiros. Esta disciplina utiliza uma série de conceitos matemáticos aplicados à análise de dados financeiros em geral. Para tanto, faz uso de uma série de conceitos que precisam ser dominados claramente. Capital: Entende-se por capital, sob o ponto de vista damatemática financeira, qualquer valor expresso em moeda e disponível em determinada época; Taxa de Juros: É a razão entre o juros recebidos ou pagos no fim de um período de tempo e o capital inicialmente empregado. A taxa está sempre relacionada com a unidade de tempo (dia, mês, trimestre, semestre, ano, entre outros); Capitalização Simples: É aquela em que a taxa de juros incide somente sobre ocapital; não incide, pois sobre os juros acumulado; Capitalização Composta: É aquela em que a taxa de juros incide sempre sobre o capital inicial, acrescido de juros acumulados até o período anterior. Neste regime de capitalização a taxa varia exponencialmente em função do tempo; Montante: Também chamado de valor futuro é igual a soma do capital mais o juros referentes ao período de aplicação. Tambémpara Vieira Sobrinho (2000), a capitação simples é aquela em que a taxa de juros incide somente sobre o capital inicial, não incide pois, sobre os juros acumulados. Neste regime de capitalização a taxa varia linearmente em função do tempo, ou seja, se precisa-se converter a taxa diária em mensal, basta multiplicar a taxa diária por 30; e se deseja-se uma taxa anual, tendo a mensal, bastamultiplicar esta por 12, e assim por diante. Já a capitalização composta é aquela em que a taxa de juros incide sempre sobre o capital inicial, acrescida dos juros acumulados até o período anterior. Neste regime de capitalização a taxa varia exponencialmente em função do tempo. A simbologia é: M para montante, C para capital, n para o prazo, i para taxa. Acrescenta-se neste estudo conceitos importantes a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Explique o raciocinio do calculo do valor atual como parâmetro da tomada de decisão de compra
  • Raciocinio calculo valor atual parametro tomada decisao compra
  • Cálculos financeiros tomada decisão
  • Comportamento do consumidor os passos para a tomada de decisão de compra
  • Tomada de decisão empresarial com ênfase na contabilidade e cálculos financeiros
  • Contribuições dos cálculos financeiros e das informações contábeis para a tomada de...
  • Tomada de decisão empresarial com ênfase na contabilidade e cálculos financeiros
  • TOMADA DE DECISÃO EMPRESARIAL COM ÊNFASE NA CONTABILIDADE E CÁLCULOS FINANCEIROS

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!