Explique A Import Ncia E Os Desafios Do Ensino De Ci Ncias A Partir Da Rela O Entre A Concep O Sist Mica E A Pr Tica Interdisciplinar

1625 palavras 7 páginas
explique a importância e os desafios do ensino de ciências a partir da relação entre a concepção sistêmica e a prática interdisciplinar. de uma prática interdisciplinar que responde os nossos porquês.

5 CONCLUSÃO

O mundo atual, altera referenciais, requerendo uma forma sistêmica e profunda para o entendimento dos porquês das coisas, são respostas que o homem busca cotidianamente, nas suas atitudes, ações e reações. Novas maneiras de pensar e conviver são elaboradas pelas pessoas.
É nesse contexto, que a palavra interdisciplinaridade entra em cena, embora desde meados dos anos setenta ela já era estudada. Nesse ínterim, a ligação entre as disciplinas se torna cada vez mais consistente diante da pluralidade de manifestações que a sociedade vem apresentando em virtude do amontoado de informações soltas, proveniente do célere desenvolvimento tecnológico dos últimos anos.
Assim Hargreaves (1998, p. 27) diz::
[...] sem um entendimento do contexto, da fonte de todas as pressões e mudanças, não é possível sermos claros ou coerentes quanto às mudanças que experimentamos. E sem qualquer clareza ou coerência, seremos incapazes de exercer controle ou exprimir qualquer direção ao futuro da educação e ao papel que os professores desempenharão nele.

O conceitual interdisciplinar pressupõe um olhar calcado para a formação do indivíduo, sanando com mais profundidade às dúvidas apreendidas com foco numa visão articulada do todo com as partes, dos meios com os fins, uma vez que como bem salienta Ivany Fazenda, o saber solto fica petrificado, esquematizado e volatilizado, precisa sempre ser conduzido pela força interna de uma intencionalidade.
A interdisciplinaridade tem como princípio básico que tudo na vida ocorre de forma interligada, cada parte de um conjunto passa a ter um significado, nessa esfera o homem passa a ter uma visão final da realidade que esteja circunscrito, mais completa e muito mais formativa.
Vivemos em um mundo que não cabe mais formar cidadãos sem uma

Relacionados

  • Psicopatologia E Semiologia Dos Transtornos Mentais Paulo Dalgalarrondo
    198796 palavras | 796 páginas
  • governança corporativa
    110949 palavras | 444 páginas