Explique as variáveis do ambiente de taref

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1333 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Conceitos Relevantes de Ativo, Passivo, Goodwill, Receitas, Despesas, Ganhos e Perdas:
Uma Análise do Ensino da Teoria da Contabilidade.
2. Referencial Teórico
O conceito de ativo é apresentado com “o conjunto de bens e direitos de uma entidade “ ou como “as aplicações de recursos “ de uma empresa, é ensinada sem ensejar discussões ,como definição adequada para o termo de ativos.
Deacordo com Hendriksen e Van Breda (2007),os ativos são, na sua essência reservas de benefícios futuros.A principal característica relativa à capacidade de prestar benefícios futuros é conceituada por Iudícibus (2009) ,para quem sua característica fundamental seria a capacidade de prestar serviços futuros à entidade que os controla individual ou conjuntamente com outros ativos e fatores deprodução, capazes de se transformar em fluxos líquidos de entrada de caixa.Todo ativo representa uma promessa futura de caixa.
Goulart (2002) em pesquisa realizada onde a partir da constatação de que definições superficiais do termo “ativo” não estavam contemplando as características essenciais deste, chega à conclusão que realmente, os profissionais da área contábil possuem conhecimento apenassuperficial do que seja “ativo”, desconsiderando a característica principal deste item patrimonial quer seja, o direito específico a benefícios futuros.
Segundo Perez e Famá (2006) ,para a Contabilidade Básica ,são considerados ativos os bens e os direitos de uma entidade ,os ativos são recursos controlados pela empresa e capazes de gerar benefícios futuros.
O sistema tradicional daContabilidade parece ser deficiente ,já que ainda não registra os ativos intangíveis não-adquiridos de uma empresa ,o que pode afetar a qualidade e o poder preditivo da informação apresentada.As alternativas de mensuração podem ser divididas em duas classes: valores de entrada e valores de saída. São quatro as formas de mensuração baseadas em valores de entrada: custo histórico, custo histórico corrigido,custo corrente (ou de reposição) e custo corrente corrigido.
A partir do entendimento de que os bens de uma entidade possuem a capacidade de prestação de serviços e de geração de benefícios econômicos futuros, pode-se conceber o problema de mensuração como a "tradução" do potencial de serviços, incorporado no ativo, em unidades monetárias.
Na pesquisa inicial o conceito de passivo afirma aênfase legal das preocupações.Naturalmente ,o entendimento de passivo não se restringe somente aos aspectos jurídicos ,decorrentes da sua obrigação legal.Atualmente ,os passivos assumiram sua posição de direito como medidas diretas de obrigações de empresas.O conceito tem acompanhado a evolução das discussões científicas e tem passado por mutações relevantes na busca para refletir a realidade.
AAssociação Americana de Contadores, AAA (1957 apud IUDÍCIBUS, 2009) define passivo como sendo “os interesses dos credores reclamados contra a entidade e derivam de atividades passadas ou eventos, que, usualmente, requerem, para sua satisfação, o gasto de recursos corporativos”.
Most (1986), no entanto, apresenta a definição do passivo corrigindo esta lacuna deixada, incluindo na definição a idéia deeventos. Para o autor, o passivo representaria prováveis sacrifícios econômicos que ocorreriam no futuro que seriam provenientes de obrigações atuais de uma entidade particular quando transferissem ativos ou fornecessem serviços a outras organizações no futuro, como resultado de transações ou eventos que ocorreram no passado.
As transações e eventos que gerarão o passivo ocorreram nopassado,tendo seu reconhecimento no presente para ser quitados no futur.Porém, é preciso destacar que nem sempre esta linearidade pode ser seguida,como pode ser observado nos passivos contingentes. Normalmente são classificados no circulante e decorrem de pagamentos adiantados por serviços, a serem prestados aos clientes. A assinatura de jornais, revistas e a compra de ingressos para uma...
tracking img