EXPLICA O BEHAVIORISMO

683 palavras 3 páginas
1-É possível uma ciência do comportamento

2 – A ciência do comportamento veio a ser chamada de análise comportamental

3- Sendo um conjunto de ideias sobre essa ciência chamada de análise comportamental, e não a ciência em si, o behaviorismo não é propriamente uma ciência, mas uma filosofia da ciência.
4- A primeira versão do Behaviorismo - John B. Watson: Guiado pela psicologia objetiva, Watson articulou a crescente insatisfação dos psicólogos com a introspecção(É o ato pelo qual o sujeito observa os conteúdos de seus próprios estados mentais, tomando consciência) e a analogia (relação de semelhanças estabelecidas) como métodos. Questionava-se de que a introspecção, ao contrário dos métodos utilizados pela física e pela química era excessivamente dependente do individuo.

5- Essa ciência do comportamento idealizada por Watson não usaria nenhum dos termos tradicionais referentes à mente e à consciência, evitaria a subjetividade da introspecção e as analogias entre o animal e o humano, e estudaria apenas o comportamento objetivamente observável.

6- Behaviorismo Metodológico e suas influências:
Positivismo social de Augusto Comte: considerando que a ciência é uma atividade do homem, e o homem um ser social, postula a natureza social do conhecimento cientifico, rejeita a introspecção e estabelece como critério de verdade o observável consensual, isto é, o observável partilhado e sancionado (confirmar, concordar) pelo outro.
Positivismo Lógico do Circulo de Viena: Considerando que eu só tenho acesso à informação que meus sentidos me trazem, não posso ter informações sobre minha consciência, cuja natureza difere da de meu corpo.

7 – “Observação”, tornou-se um termo e uma operação fundamental para o Behaviorismo: ela define a categoria “comportamento”, seu objeto de estudo. Comportamento, para ser objeto de estudo do behaviorista, deve ocorrer afetando os sentidos do outro, deve poder ser contado e medido pelo outro.

8 – O behaviorismo metodológico baseava-se

Relacionados