Explana O Do Evangelho Segundo O Espiritismo Cap Tulo XX Marli Aparecida Hergersheimer

2658 palavras 11 páginas
CENTRO ESPÍRITA ANDRÉ LUIZ
O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO
MARLI APARECIDA HERGERSHEIMER
INTERPRETAÇÃO DAS LEITURAS
CAPÍTULO XX - TRABALHADORES DA ÚLTIMA HORA

1 - Os últimos serão os primeiros - itens 1, 2 e 3.
O valor dos nossos feitos não está nas proporções desses feitos. Deus não olha para o volume, nem para a quantidade, mas para a qualidade. Ele não quer o muito, quer o certo e o bom, quer o melhor. É preferível, o pouco certo e bom, ao muito regular.
Nossas obras devem ser feitas com alegria e singeleza de coração, sem tédio, nem cansaço, sem intenção reservada.
É um erro nos desgastarmos numa luta febril e penosa, com o propósito de nos tornarmos mais merecedores aos olhos de Deus: "Misericórdia quero e não sacrifícios".
A vida, mesmo considerada só no aspecto terreno, é um dom precioso e como tal deve ser vivida.
Destruir-lhe o encanto natural; reduzi-la a uma série de atos forçados; transformá-la num fardo que se arrasta penosamente, não é virtude, é delito.
Os reclusos em clausura, furtando-se ao convívio social, incompatibilizando-se com a Natureza e suas manifestações, estão longe de se aproximarem do Céu, como pretendem, distanciam-se dele; porque todos os seus atos são egoístas.
O reino dos Céus é daqueles que se tornam como crianças, diz o Mestre. Onde há simplicidade e a inocência faz parte.
A verdadeira virtude é aquela que a si mesma se ignora. Os humildes jamais se julgam seres privilegiados. "Bem Aventurados os simples de espírito, porque deles é o Reino dos Céus" - reza o sermão da Montanha.
Bem aventurados aqueles que fazem o certo e o bem e não se lembram de que o fizeram. A recompensa é sempre grande para os que nela não pensam, e é sempre mesquinha para os que a têm como móvel dos seus atos.
Agir por amor, sem aflições, sem ânimo excitado, fruindo desse mesmo amor um doce e suave prazer - é o ideal da vida. Os que assim procedem, são felizes. Nunca se queixam de ingratidões, nem de cansaço. O tédio e o mau humor jamais os atingirão.

Relacionados