Experimentos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (326 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Nome da escola

Refração da Luz

Trabalho para avaliação
de Ciências- Nome do professor


Introdução:
Veremos então a experiência sobre a refração da luz. É uma experiênciasimples, porém muito importante. Veremos como acontece e o por que.
Objetivos:
O objetivo desta experiência é mostrar de uma forma simples como acontece a refração da luz. A refração é ofenômeno que ocorre com a luz quando ela passar de um meio homogêneo e transparente para outro meio também homogêneo e transparente, porém diferente do primeiro. Nessa mudança de meio, podemocorrer mudanças na velocidade de propagação e na direção de propagação. E é isto que veremos na experiência das retas curvas.
Materiais utilizados:
* Copo ou uma garrafa (transparentes) comagua cristalina
* Quadro com listras na diagonal
Procedimentos & Conclusão:
Colo que o quadro sobre a mesa e passe o como com agua sobre a frente do quadro.
Você verá que aopassar o copo na frente no quadro, as listras que estão no quadro mudaram de posição, ficaram invertidas.
Por quê?


Na imagem acima temos um quadro com listras retas e na diagonal.Um copo com água passa pela frente do quadro, refletindo as linhas tortas e em uma posição diferente que tem no quadro.
Isso ocorre porque a luz sofre alterações quando passa pelo copo. Aluz está em movimento retilíneo, quando a luz atravessa o vidro do copo ela recebe uma pequena alteração, logo depois tem um desvio da água, isso ocorre quando ela entra e sai do copo, entãopode-se concluir que a imagem vista na direção do copo sofre uma refração, que é a passagem de luz por meios com diferentes índices de refração, em alguns casos pode não ter uma distorção,caso a luz incida perpendicularmente à superfície.

Web grafia:
http://www.brasilescola.com/fisica/a-refracao-luz.htm
http://gabrielszanini.blogspot.com.br/2012/08/retas-curvas.html...
tracking img