Experimentos de quimica de baixo custo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (300 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
EXPERIMENTOS DE BAIXO CUSTO

“ Substâncias Puras e Misturas”
Letícia do Prado Paula B. Oshiro



Público alvo: Alunos de 1º série do E.M. Duração: 1 ou 2 aulas





Objetivo:Usando materiais de baixo custo, mostrar aos alunos algumas propriedades das substâncias puras, misturas. Espera-se que o aluno ao final da aula consiga definir os conceitos abordados erelacioná-los ao cotidiano.

PROBLEMATIZAÇÃO (10 MIN)
Segundo o dicionário: Puro: pu.ro adj (lat puru) 1 Que não tem mistura ou impurezas. 2 Que não sofreu alteração, que não foi turvado. 3Límpido, sereno. 4 Sem mancha ou nódoa; limpo. 5 Não contaminado; imaculado.


CONCEITOS: (30 MIN)
Substância Pura: substância na qual a temperatura se mantém constante em qualquer mudançade estado físico.  Mistura: Substância em que a temperatura se eleva em qualquer mudança de estado físico.


O SISTEMA PODE SER:
Homogêneo: Caracteriza-se por apresentar apenas uma fase,podendo ser uma substância pura ou uma mistura homogênea  Heterogêneo: Apresenta mais de uma fase, podendo ser constituído de várias substâncias puras ou uma mistura heterogênea.  Fase: Éuma material com as mesmas propriedades físicas e químicas em todos os pontos.


EXPERIMENTO (20 MIN)
Confira os materiais que você irá usar:  Leite  Água  Café com e sem açúcar  Copode vidro  Conta gotas  Pedaço de madeira ou rolha Seu objetivo é  Montar um sistema heterogêneo, com as substâncias expostas em sua bancada.

E AÍ CONSEGUIU? (40 MIN)

O professorpode realizar o experimento com os alunos, se os mesmos não conseguiram realizá-lo através de debate explicar o modo com que se coloca as substâncias, lembrando ou mostrando o conceito dedensidade.

EXPERIMENTO PARA CASA!
Materiais que você irá precisar:  Copo de vidro  Óleo (aproximadamente ¼ do copo)  Água (idem )  Gelo Para a próxima aula conte-nos o que você observou....
tracking img