Experimento2 lab de fisica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (647 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Laboratório de Física III

Universidade Federal do Pampa

Lei de Ohm – resistores ôhmicos e não-ôhmicos
Data de realização do experimento: PARTE 1: Objetivos Determinar a relação entre adiferença de potencial aplicada em um resistor e a intensidade de corrente que circula pelo mesmo; Enunciar a lei de Ohm a partir do experimento; Concluir se as resistências são ôhmicas ou não-ôhmicas.Material necessário Painel de acrílico com resistências Fonte de alimentação DC regulável Dois multímetros Chave liga-desliga Cabos Procedimento experimental Identifique no painel os resistores R1 e R2.Verifique o valor dos resistores a partir do código de cores, não esquecendo de sua tolerância. Meça com o ohmímetro e compare com o valor nominal. Monte o circuito, conforme a figura 1 (usando apenasR1), mantendo a chave liga-desliga (4) desligada e observando a polaridade do miliamperímetro. Ligue um voltímetro na saída da fonte. Atenção: O comando dos circuitos deve ser feito através da chave(4), evite utilizar a chave da fonte para este fim.

Figura 1 Como você chamaria este tipo de associação elétrica existente entre a chave liga-desliga, resistor e amperímetro? Ligue a fonte de tensão eregule 1 V. Ligue a chave auxiliar 4 e descreva o observado no miliamperímetro. Anote o valor lido no miliamperímetro e no voltímetro.

Prof. André Gündel

15

Laboratório de Física IIIUniversidade Federal do Pampa

Eleve a tensão da fonte (usando o ajuste fino) de 0.2 em 0.2 V, entre 1 V e 3 V e anote na tabela 1 os valores das correntes obtidas. Dica: utilizar a tecla HOLD (sedisponível) para congelamento das medidas de V e I simultaneamente.

V (V) 1.0 1.2 1.4 1.6 1.8 2.0 2.2 2.4 2.6 2.8 3.0

I (A)

V (V)/I (A)

Tabela 1 Com os dados da tabela, faça o gráfico de Vversus I. Sugestão: utilizar software Origin®, já que você deverá fazer um ajuste. Coloque em série os resistores R1 e R2 (pontos 4 e 5). Repita os mesmos procedimentos e anote os valores na tabela 2....
tracking img