Experimento VII : Medição de Resistência Forte (Megger)

2225 palavras 9 páginas
Introdução Teórica
O seguinte relatório aborda os principais parâmetros referentes ao método de medição de resistências elevadas, através do estudo do Megaohmímetro (megger). Na verdade, o texto se refere e se importa de maneira expressiva em explicar o funcionamento e utilização do instrumento ao qual se faz referência.
Resistências elevadas
Alguns equipamentos e dispositivos possuem grande robustez e trabalham a altos níveis de tensão aplicada. Estes equipamentos geralmente possuem um elevado valor de resistência, até mesmo para que possam trabalhar sem perigos diante das condições citadas.
Aparelhos com elevados níveis de resistência são geralmente encontrados em hidrelétricas, subestações entre outras instalações de grande porte. São equipamentos como cabos de proteção e transformadores.

Fazer a manutenção com testes de isolamentos de aparelhos como estes não é uma tarefa possível tendo em mão apenas um ohmímetro comum.

O MegaOhmímetro

O megaohmímetro, também popularmente chamado de MEGGER, é o instrumento capaz de fazer a medição das resistências muito elevadas, da ordem de megaohms.

Seu princípio de funcionamento consiste em geração e aplicação de uma tensão que pode variar de 500 até 15 000 V em um equipamento, fazendo então a leitura do fluxo de corrente entre duas partes do equipamento (ex: a carcaça de um motor e seu bobinamento).
Ele é muito usado em subestações sendo aplicado na medição de isolamento de cabos, transformadores e etc, a fim de encontrar falhas iminentes nos isolantes para que em seguida possam ser substituídos, ou tratados se forem líquidos, como o óleo, para evitar acidentes.
Como visto na figura, esse instrumento traz para o ato de medição, não apenas dois cabos, mas também um terceiro, chamado terminal guarda, presente por motivos de proteção.

Experimento VII : Medição de Resistência Forte (Megger)

Objetivo Utilizar o megaohmímetro na determinação do índice de absorção dielétrica de um transformador e/ou

Relacionados

  • Apostila Homem e sociedade 1
    55367 palavras | 222 páginas
  • dicionario inglês militar
    100218 palavras | 401 páginas
  • Interpretação das culturas
    131537 palavras | 527 páginas