Experimento sniff pro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (646 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
VIVIANE MARRON D’ANGELO, Nº 48 – G1
MARIA CAROLINE O. BORTOLETTO, Nº 51 – G1
JULIANA ANDRADE DE GODOI, Nº 67 - G1
3º sem./ Noturno













EXPERIMENTO











ITU/ SP
2011
1. MÉTODO


2.1. Sujeito
Rato Albino

2. Procedimentos
1. CRF
Cada vez que o rato pressionar a barra, o comportamento aprendido deve ser reforçado,continuamente. O objetivo é aumentar a freqüência do comportamento.
Após o rato conseguir o reforço sem intervenções, anota-se a freqüência de todos os comportamentos novamente, como no nível operante.2. EXT CRF:
Observar e registrar os comportamentos de PB do rato.
Devido às configurações selecionadas, o rato não mais ouvirá o som da barra (reforçador secundário) e também nãoreceberá comida (reforçador primário).
Critério de encerramento: quando o sujeito tiver emitido não mais do que 03 PB ao longo dos últimos 5 minutos consecutivos.


3. FR10:
Éfeito um reforçamento intermitente de Razão Fixa, durante 15 minutos ininterruptos, registrando apenas as RPB, diferenciando entre “/” (RPB não seguido de reforço) e “X” (RPB seguida de reforço). Oreforço só é liberado após um número fixo de respostas; neste caso FR10: são necessárias 10 respostas para a apresentação do reforço. O objetivo é que o rato continue respondendo, sem entrar em saciação esem extinguir o comportamento.

4. EXT FR10:
Observar e registrar minuto a minuto os comportamentos de PB do rato.
Critério de encerramento: quando o sujeito tiver emitido não mais doque 03 PB ao longo dos últimos 5 minutos consecutivos.


2. RESULTADOS

No CRF, a partir da tabulação dos dados obtidos (vide gráfico 01), observa-se que houve um aumento significativo nafreqüência do comportamento de PB, devido aos procedimentos aplicados. Desta forma, a freqüência dos outros comportamentos diminui-se consideravelmente.
No FR10, observa-se (vide gráfico...
tracking img