EXPERIMENTO PARA CALIBRAÇÃO DE MEDIDOR DE VAZÃO DE PLACA DE ORIFÍCIO E MEDIÇÃO DE PERDA DE CARGA

1113 palavras 5 páginas
ENG 03352
Mecânica dos Fluidos A
Porto Alegre, 12 de dezembro de 2013

EXPERIMENTO PARA CALIBRAÇÃO DE MEDIDOR DE VAZÃO DE
PLACA DE ORIFÍCIO E MEDIÇÃO DE PERDA DE CARGA
Cristiano Baierle de Azevedo, Jessica da Silva Fernandes, Juliano Bozzetto
RESUMO: O artigo descreve o experimento realizado para calibração de um medidor de vazão do tipo placa de orifício e verificar as perdas de carga em acidentes de tubulações. O experimento foi realizado no Laboratório de Aplicações e
Fenômenos de Transporte (LAEFT), consiste em uma bomba que propulsiona uma vazão constante de água através de uma placa de orifício posicionada na tubulação a ser analisada. Os resultados experimentais obtidos foram comparados com os valores teóricos, e as possíveis causas para as diferenças entre os resultados teóricos e práticos foram discutidas.
PALAVRAS-CHAVE: perda de carga, placa de orifício

INTRODUÇÃO
Medidores de vazão para escoamento interno do tipo placa de orifício utilizam uma placa metálica com um orifício concêntrico posicionada na seção do tubo. A passagem do fluido por este orifício provoca uma aceleração e, consequentemente, uma variação de pressão que pode ser medida experimentalmente e aplicada na Equação de Bernoulli e na Equação da Continuidade. Em seguida, fatores de correção empíricos podem ser aplicados para obter a vazão real.
METODOLOGIA
A calibração do medidor de vazão consistiu em medir a variação de pressão de um fluido (água) após a passagem por um orifício concêntrico através de manômetros instalados antes e depois da placa. A determinação das perdas de carga foi feita através da medição da pressão antes e após um acidente na tubulação.
Materiais
- Bancada didática de hidráulica
- Cronômetro
Procedimento experimental
A primeira parte do experimento consistiu na calibração do medidor de vazão do tipo placa de orifício. Um placa metálica com um orifício concêntrico e dois manômetros foram previamente instalados, bem próximos à placa,

Relacionados