Experimento fisico: quedas iguais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (652 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERDADE DO ESTADO DO AMAZONAS
PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO
CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA
SISTEMA PRESENCIAL MEDIADO


RELATÓRIO REFERENTE AO EXPERIMENTO DE LABORATÓRIO DEFÍSICA FUNDAMENTAL: EXPERIMENTO DAS QUEDAS IGUAIS

Codajás – AM
2012

DAILA CARLIRI DA SILVA MAGNO

RELATÓRIO REFERENTE AO EXPERIMENTO DE LABORATÓRIO DE FÍSICA FUNDAMENTAL: EXPERIMENTO DAS QUEDASIGUAIS

Trabalho apresentado como requisito parcial à obtenção de nota da avaliação final da disciplina de Física Fundamental, tendo como professores titulares Ana Maria Reis e Walter Esteves deCastro Junior e como Professora Assistente Joely Chagas de Jesus Alves da Universidade do Estado do Amazonas- UEA.

Codajás – AM
2012
INTRODUÇÃO
O objetivo de experimento é mostrar que,independentemente da massa dos objetos, eles sempre demoram o mesmo tempo para chegar ao chão, se soltos simultaneamente da mesma altura.
Como Galileu Galilei havia concluido acertadamente, um corpo em quedalivre sofre aceleração constante, independentemente da sua massa, tamanho ou formato.
A expressão queda livre, que acabamos de mensionar refere-se a um movimento de descida, livre dos efeitos do ar.
Coma mesma aceleração, todos os objetos ganham velocidade na mesma proporção. Como ganham velocidades iguais, devem chegar juntos ao solo, se largados ao mesmo tempo, da mesma altura.
PARTE TÉORICA
NaGrécia Antiga, no tempo de Aristóteles, acreditava-se que, quanto maior fosse o peso de um corpo, mais rápido ele alcançaria o solo.
Ai surgir a seguinte pergunta, será que essa afirmação estácorreta
No século XVII, o Italiano Galileu descobriu a lei da aceleração para qualquer objeto em movimento de queda livre aqui tratado como quedas iguais. Galileu apurou o tempo que objetivos distintoslevavam para cair de determinadas alturas e descobriu que ele dependia da raiz quadrdada da distância percorrida, idependentemente de quais sejam as massas dos objetos. Tais estudos culminaram com...
tracking img