Experimento Fisexp

964 palavras 4 páginas
INTRODUÇÃO

Objetivos Determinar a expressão que quantifica a capacidade que tem uma força de girar em um corpo em relação a um ponto, no caso em que o vetor posição do seu ponto de aplicação é perpendicular à sua direção.

Material Utilizado

Corpo básico, Armadores, Manivela, Balança, Bandeja, Massas Padronizadas, Suporte para suspensões Diversas, Escala Milimetrada e Cordão.

Montagem

PROCEDIMENTOS E ANÁLISES

Procedimentos

O Corpo básico foi encontrado armado na posição horizontal de trabalho, com o suporte de Suspensões Diversas instalado, fixado nos orifícios centrais da Trava Horizontal, com a manivela introduzida nos orifício das Travas Verticais. Foi amarrado, no laço do cordão da Balança, um outro cordão, passando-o pelo gancho do Suporte e amarrando sua extremidade livre no eixo da manivela. Pendurou-se os pratos e fez-se a “zeragem” do sistema, colocando pesos pequenos no prato mais leve, até que a barra ficasse equilibrada. Foi medido e anotado o peso Pb da bandeja. Substituiu-se um dos pratos da balança pela bandeja e se utilizou ela para medir o peso Pp do outro prato (com um gancho e a presilha sobre ele). Foi anotado o resultado e retirado o gancho e a presilha do prato. Mediu-se e anotou-se na Tabela I, a distância r de cada pequeno orifício da barra da Balança até o seu ponto central. Fez-se isso para o outro lado da barra que suporta a bandeja. Substituiu-se a bandeja pelo prato retirado e este foi pendurado em cada um dos orifícios de posição já conhecida. Para cada orifício, colocou-se as massas padronizadas no prato de manipulação a fim de restaurar a sua capacidade de giro, isto é, até que a barra voltasse à direção horizontal. Foi anotado o peso total do prato, Ptp, correspondente a cada distância r.

Medidas

Peso da Bandeja: Pb = 7,10gf Peso do Prato: Pp = 25,00 +Pb = 32,10gf
Tab I r

Relacionados

  • Empuxo
    1568 palavras | 7 páginas
  • Engenharia
    979 palavras | 4 páginas
  • Relatorio, Fisexp
    884 palavras | 4 páginas
  • DETERMINAÇÃO DE MEDIDAS
    2034 palavras | 9 páginas