Experimento de uma solução alcalina e titular a sua concentração com ouso de um sal ácido e indicador ácido-base.

629 palavras 3 páginas
OBJETIVOS:
Preparar uma solução alcalina e titular a sua concentração com ouso de um sal ácido e indicador ácido-base.

INTRODUÇÃO:
Soluções reagentes e volumétricas são preparadas e utilizadas em procedimentos de análises química analítica qualitativa e quantitativa. Em análise química quantitativa as soluções são padronizadas para o conhecimento exato de sua concentração, passando a ser conhecida como solução padrão. Titulação ácido-base é uma técnica volumétrica que através da adição de volumes exatos de solução padrão (titulante), à outra solução (titulado), ocorrendo uma reação ácido-base. O ponto final da titulação ou ponto de equivalência é obtido, quando o número de moles de cátions se iguala ao número de moles de ânions, observado pela mudança de cor de um indicador colorimétrico mais apropriado à faixa de acidez da curva de titulação.

MATERIAL E MÉTODOS:
Pisseta, bureta de 50 mL, garra de bureta, pipeta de 20 ou 10 mL, suporte universal, erlenmeyer de 250 mL, becker de 100 mL.

1) Preparo da solução 0,1 Molar de hidróxido de sódio NaOH.
Calcular e pesar aproximadamente uma massa de NaOH em lentilha em béquer de polipropileno de 100mL, para o preparo de 250 mL de uma solução 0,1 Molar. Adicionar parte do volume de água destilada / deionizada e agitar com bagueta de polipropileno para acelerar a dissolução do reagente (base), observar e anotar a reação formada. Aguardar o equilíbrio da dissolução, transferir com água deionizada / destilada quantitativamente para um balão volumétrico de 250mL. Completar o volume e armazenar em frasco plástico. Obs.: NaOH é higroscópico e sua solução absorve gás carbônico atmosférico, alterando suas propriedade.

2) Padronização da solução NaOH 0,1M com hidrogenoftalato de potássio.
Secar o sal a 110oC durante 2 horas. Deixar esfriar em dessecador. Pesar exatamente cerca de 0,8g do sal e transferir quantitativamente para um Erlenmeyer de 250mL. Dissolver com aproximadamente 50 mL de água destilada /

Relacionados

  • Tecnologia de leite e derivados
    38004 palavras | 153 páginas