EXPERIMENTO DE REYNOULDS

1228 palavras 5 páginas
SISTEMA DE ESCOAMENTO LAMINAR E TURBULENTO
(REYNOLDS)

(1)Graduandos em Engenharia Civil do Centro Universitário de Patos de Minas, UNIPAM. (2)Professor do curso de Engenharia Civil do Centro Universitário de Patos de Minas, UNIPAM.

INTRODUÇÃO

(YONUS A. ÇENHEL, 2011) O sistema de escoamento de fluidos encontra-se usualmente tanto em tubos circulares quanto não circulares, eles são classificados em externo e interno, dependendo do fluido ser forçado a escoar por uma superfície ou em um conduto. Em geral, as seções de escoamento de seção transversal circular são chamadas de tubos, e a seção transversal não circular e chamado de dutos.
O atrito entre as partículas de fluidos de um tubo causa uma ligeira elevação na temperatura do fluido como resultado da energia mecânica que é convertida em energia térmica sensível. O escoamento pode ser laminar, caracterizado por linhas de correntes suaves e movimento altamente ordenado, já o turbulento é caracterizado pelas flutuações de velocidade e pelo movimento altamente desordenado.
O número de Reynolds (abreviado como Re) é um número adimensional usado em mecânica dos fluídos para o cálculo do regime de escoamento de determinado fluido dentro de um tubo ou sobre uma superfície. É utilizado, por exemplo, em projetos de tubulações industriais e asas de aviões. O seu nome vem de Osborne Reynolds, um físico e engenheiro irlandês. O seu significado físico é um quociente entre as forças de inércia e as forças de viscosidade (Prof. MSc. Luiz Eduardo Miranda J. Rodrigues, 2013).
O número de Reynolds tem grande importância fundamental para possibilidade de se avaliar a estabilidade do fluxo podendo obter uma indicação se o escoamento flui de forma laminar ou turbulenta. O número de Reynolds constitui a base do comportamento de sistemas reais, pelo uso de modelos reduzidos. Um exemplo comum é o túnel aerodinâmico onde se medem forças desta natureza em modelos de asas de aviões. Pode-se dizer que dois sistemas são

Relacionados