Experimento de queda livre

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1050 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Experimento de Queda Livre
Pedro Arthur de Sá Peixoto Cogliatti
UFPel - Física Básica Experimental I
pedrosapeixoto@gmal.com

A experiência sobre Queda Livre (QL) foi realizado com um equipamento que na hora em que este é ativado, prenderá um corpo esférico., No momento em que soltar o botão, essa bola irá cair de uma determinada altura pré-estabelecida. Essa esfera passa por um sensor quemostra no painel de um cronometro digital o tempo gasto pela bola durante o deslocamento. O teste foi realizado diversas vezes para se obter 20 resultados equiparados. Após retirada as medidas é calculado a gravidade, desvio absoluto e percentual. Além de serem apresentados gráficos e tabelas que demonstrem os conceitos de Queda Livre (QL).

Introdução
Conta a história que Galileu foi até otopo da Torre de Pisa, na Itália, e de lá realizou experimentos para comprovar sua afirmativa sobre o movimento de queda dos corpos. Ele abandonou várias esferas de massas diferentes e percebeu que elas atingiam o solo no mesmo instante. Mesmo após as evidências de suas experiências, muitos dos seguidores de Aristóteles não se convenceram, e Galileu foi alvo de perseguições em razão de suas ideiasrevolucionárias. É importante deixar claro que a afirmativa de Galileu só é válida para queda de corpos que estão no vácuo, ou seja, livre da resistência do ar ou no ar e com resistência desprezível. Dessa forma, o movimento é denominado queda livre.. O movimento de queda livre (QL) é uma particularidade do movimento uniformemente variado. Sendo assim, trata-se de um movimento acelerado, fato esseque o próprio Galileu conseguiu provar. Esse movimento sofre a ação da aceleração da gravidade, aceleração essa que é representada por g e é variável para cada ponto da superfície da Terra. Porém para o estudo de Física, e desprezando a resistência do ar, seu valor é constante e aproximadamente igual a 9,8 m/s². 
As principais equações da queda livre são a da velocidade e a do deslocamento,descritas por: v=g.t e ∆y=yot-12gt² .
Onde v é a velocidade, y é o deslocamento, yo é o ponto inicial do deslocamento e t é o tempo e g a gravidade.
Nesse experimento foi comprovada essa teoria da Queda Livre, mesmo havendo uma relação com o MRUV, a gravidade influencia diretamente no primeiro. Sendo ela a aceleração do movimento. Além de todas as fórmulas do MRUV podem ser usadas na Queda Live,alterando o a (aceleração) pelo g (gravidade).

Procedimento Experimental

Para a realização desse experimento é necessário:
* Um conjunto de painel vertical;
* Um corpo de prova esférico;
* Sensor fotoelétrico;
* Cronometro digital;
* Prumo com corpo esférico;
* Sensor de largada.

Nessa experiência deverá ser feita uma analise antes de começar, verifique se quando a bola estiverpressa no alto do painel, se ela estará ultrapassando a medida 0 da régua, se isso ocorrer, meça o raio da
esfera e subtraia do valor total do deslocamento, ou seja, do 0 até onde está o sensor fotoelétrico.
Com o painel vertical já montado (Figura 1), determine o número de medidas que serão realizadas (20 no caso). Ligue o cronometro digital. Pressionando o botão do eletroímã, coloque a esfera naposição de largada. Zere o cronometro e solte o botão do eletroímã.
Essa experiência talvez deva ser feita mais vezes do que o determinado, pois em vários casos ocorre da esfera bater no prumo e voltar pelo sensor, o que muda a medida de tempo, então certifique-se que a esfera não volte e que todas as medidas definitivas estejam próximas.
Depois de medir o deslocamento, faça uma tabela comtodos os tempos e a variação do deslocamento (∆y), sendo o yo (descolamento inicial) a partir do raio da esfera. Perceba que esse deslocamento será o mesmo em todos os tempos anotados. Na tabela coloque também o g exp que será calculado por ∆y=yot-12gt², calcule também o desvio absoluto de g exp e o d% de g exp.



Resultados
Após a realização do experimento obtivemos os dados de...
tracking img