Experimento carga e materia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1113 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Carga e matéria
Resumo:
O experimento consistiu em observar as possíveis maneiras de eletrizar um corpo positivamente ou negativamente, e à partir disto identificar que tipo de carga passou a existir neste após o processo de eletrização.
Procedimento experimental:
Materiais empregados:
- Suporte
- Agulha de alta sensibilidade
- Dois bastões de polipropileno
- Um bastão de acrílico- Grampo de metal
- Placa de metal
- Folha de acetato
- Placa de policarbonato
- Papel
- Balança elétrica
- Eletroscópio
- Gerador de Van de Graaff
Experimentos:
Primeira montagem da balança elétrica: bastão de polipropileno foi atritado com papel e posicionado.
a) A folha de acetato e a placa de policarbonato foram atritados com papel, quando ambos foram aproximados do bastão depolipropileno houve atração, assim sendo podemos afirmar que ambos apresentam cargas diferentes.

b) Foi atritado outro bastão de polipropileno no papel e aproximado do bastão de polipropileno da balança elétrica e houve repulsão.

c) O procedimento foi realizado com um bastão de acrílico que foi atritado com o papel e sofreu atração quando entrou em contato com o bastão depolipropileno.

d) Uma placa de metal já descarregada foi presa em uma das extremidades de um bastão de polipropileno e aproximada da balança elétrica. Quando o bastão de polipropileno da balança não foi atritado nada ocorreu quando se aproximou a placa de metal, porém quando atritado houve atração.

Obs: como a placa de metal apresenta excesso de elétrons ela apresenta carga negativa enquanto que aplaca de polipropileno quando atritada com papel apresenta carga positiva.

e) Aproximou-se o dedo da extremidade da balança descarregada, nada ocorreu e quando a balança foi carregada houve atração

Segunda montagem: O bastão de polipropileno e o grampo que o segurava foram retirados e foram substituídos pela agulha de alta sensibilidade, onde a parte mais longa (mais pesada) deve ficarna parte debaixo do suporte
d) O eletroscópio foi descarregado com a mão e a folha de acetato foi colocada sobre a placa de policarbonato e atritada com papel. Foram colocadas juntas na parte superior do eletroscópio com a folha voltada para cima e depois a folha foi separada da placa, a agulha repeliu a placa, encurvando-se quase horizontalmente e quando se aproximou a folha sobre a placa aagulha retornou ao seu local inicial, ou seja, houve atração.
Terceira montagem (Gerador de Van de Graff)
Com o gerador ligado deve-se aproximar uma esfera metálica na gaiola de Faraday. Novamente com o gerador ligado deve-se aproximar um LED da gaiola de Faraday.
Procedimento 3.2.5
Uma barra de acrílico foi atritada com a papel e aproximada em um filete de água.
Apresentação dos resultadosPrimeira montagem:
Procedimento
a) Folha de acetato houve atração. Placa de policarbonato houve atração
b) Bastão de polipropileno houve repulsão.
c) Bastão de acrílico houve atração
d) Aproximando a placa de metal ao extremo não atritado nada ocorreu e no extremo atritado houve atração.
e) Aproximando o dedo ao extremo não atritado nada ocorreu e no extremo atritado houve atração.Segunda montagem:
Procedimento
d) Quando se retirou a folha a agulha ficou na posição vertical e quando se retornou a folha ela foi atraída para a direção do metal.
Terceira montagem:
Procedimento
b) Houve formação de centelha elétrica
c) A agulha se movimentou
Discussão e conclusão
Primeira montagem:
Procedimento

a) Houve atração da folha de acetato com o bastão depolipropileno pois houve indução de cargas devido a aproximação da folha que estava carregada, segundo a tabela 2 a folha estava carregada positivamente e no bastão houve um acúmulo de cargas negativas. Houve eletrização por atrito, de maneira que, o papel retirou elétrons da folha de acetato e o mesmo ocorreu para a placa de policarbonato porque ao atritar o papel com a acetato que estava em contato...
tracking img