Experimental 2

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (617 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
A realização de sínteses químicas em laboratórios é muito importante, pois este processo tem como função produzir novas substâncias químicas, e também desenvolver métodos mais econômicose eficientes para sintetizar substâncias naturais ou obter produtos que não existem de forma natural [1]. Desta forma a síntese visa obter os melhores rendimentos possíveis, porém, é necessário tambématentar-se ao grau de pureza e à escala da reação [2].
No experimento deverá ser realizada a síntese da Acetanilida. A acetanilida, uma amida secundária, pode ser sintetizada através de uma reaçãode acetilação da anilina, a partir do ataque nucleofílico do grupo amino sobre o carbono carbonílico do anidrido acético, seguido de eliminação de ácido acético, formado como um subproduto da reação.Por esta reação ser dependente do pH, torna-se necessário o uso de uma solução tampão, a qual será empregada uma solução de acido acético/acetato de sódio com pH ≅ 4,7, desta forma visando com quea reação ocorra com a maior velocidade possível e tenha um rendimento elevado.
Muitas vezes o composto pode ser sintetizado, mas seu grau de pureza acaba não sendo tão eficiente, desta forma acabasendo necessário realizar um processo de purificação. Existem varias formas de aumentar a pureza de um composto, uma delas é a através da recristalização que é um método de purificação de compostosorgânicos que são sólidos a temperatura ambiente. O princípio deste método consiste em dissolver o sólido em um solvente quente e logo esfriar lentamente. Na baixa temperatura, o material dissolvido temmenor solubilidade, ocorrendo o crescimento de cristais. Se o processo for lento ocorre a formação de cristais então chamamos de cristalização, se for rápida chamamos de precipitação. O crescimentolento dos cristais, camada por camada, produz um produto puro, assim as impurezas ficam na solução. Quando o esfriamento é rápido as impurezas são arrastadas junto com o precipitado, produzindo um...
tracking img