Experimentação no ensino de ciencias

Páginas: 14 (3386 palavras) Publicado: 16 de maio de 2011
EXPERIMENTAÇÃO E O ENSINO DE CIÊNCIAS

Adriana Camargos Sales*
Marcos Paulo T. Da Veiga**

RESUMO

O presente artigo busca mostrar a importância da experimentação no processo ensino-aprendizagem, onde a teoria se relacione à experimentação, fazendo o aluno expressar suas concepções de fenômenos, ao mesmo tempo, registrando os mesmos. Tem por objetivo refletir, discutir e compreender anecessidade de um trabalho em conjunto com a prática e teoria com ampla participação dos docentes e discentes, para que o ensino de ciências se depare à prática de experimentos chegando à conceituação. Procura destacar os principais problemas e dificuldades encontradas no cotidiano dessas pessoas, apresentando também soluções para aprimoramento desse trabalho no âmbito escolar.

Palavras-chave:Experimentação. Formação de professores. Ensino de Ciências.

Introdução

A experimentação é parte importante no processo ensino-aprendizagem da ciências, fazendo com que a teoria esteja relacionada à experimentação, de modo que o aluno expresse suas concepções dos fenômenos, ao mesmo tempo, registrando os mesmos. É importante que as aulas de experimentação sejam agradáveis e prazerosaspara que se tornem uma troca de idéias e conceitos ao serem discutidos os resultados.
Segundo MORTINER (1996):

"aprender ciências envolve a iniciação dos estudantes em uma nova maneira de pensar e explicar o mundo natural, que é fundamentalmente diferente daquelas disponíveis no senso-comum."

As dificuldades na aplicação de um método experimental em sala de aulapodem estar relacionadas à formação precária do professor. BIZZO (2000), por exemplo, não considera a licenciatura curta um curso e, sim, "um mero treinamento". De acordo com esse autor, se o professor não aprende os métodos utilizados na ciência, dificilmente conseguirá entender os rápidos avanços da pesquisa científica.
De uma forma geral, a aplicação de um experimento que estimule oraciocínio, de um jogo, a apresentação de teatro ou mesmo o uso de quadrinhos em sala de aula, ou seja, métodos que fogem do ensino tradicional, formal, trazem um grande incentivo ao ensino de ciências. O ensino não-formal deve ser estimulado na atividade acadêmica do professor. O que se deve, porém, é estimular uma revisão de como tem sido a formação de professores, já que os problemas relacionadosao ensino de ciências têm sido apontados como uma conseqüência da má formação do professor.
A observação e a experimentação têm papéis importantes na construção do conhecimento. Diagnosticando o problema, aponta para discussões a formação docente, os baixos salários, os investimentos educacionais, escassez de computadores, bibliotecas e laboratórios, sendo esse último – a falta delaboratórios para promover a experimentação no ensino de ciências -, que reside o maior problema. Como aprender ciências apenas com um quadro e giz e ouvindo a voz do professor? Ciência é muito mais que saliva e giz. A importância da inclusão da experimentação está na caracterização de seu papel investigativo e de sua função pedagógica em auxiliar o aluno na compreensão dos fenômenos sobre os quais sereferem os conceitos. É importante fazer com que os alunos percebam a experimentação num contexto amplo de sala de aula, isoladas da teoria, mas também entendam que existe a relação entre os fenômenos e os conceitos. Portanto, o principal objetivo é fazer despertar nos professores e também alunos, a importância do caminhar juntos da teoria e prática no Ensino das Ciências, fazendo despertar asensação e criatividade de comprovar um fenômeno estudado.
Ensinar ciências, não é fácil. Aprender é menos ainda. Não existe nada mais fascinante no aprendizado da ciência do que vê-la em ação. E diferente do que muitos possam pensar, não são necessárias a utilização de sofisticados laboratórios, nem uma ênfase exagerada em sua aplicação, como também não são necessárias grandes verbas para...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A experimentação e o ensino de ciências
  • O ensino da ciências e a experimentação
  • A Experimentação no Ensino de Ciências da Educação
  • Experimentação no ensino de ciencias
  • Experimentação no Ensino de Quimica
  • Experimentação no ensino de Quimica
  • O ensino da Biologia através da experimentação
  • A EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!