experiencias

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2633 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de agosto de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
Estudo Livro Tiago cap. 04
A Origem das Contendas (15) (Cap. 4:1-10)

1_Donde vêm às guerras e contendas entre vós? Porventura não vêm disto, dos vossos deleites, que nos vossos membros guerreiam? 2_Cobiçais e nada tendes; logo matais. Invejais, e não podeis alcançar; logo combateis e fazeis guerras. Nada tendes, porque não pedis. 3_Pedis e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardesem vossos deleites. 4_Infiéis, não sabeis que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus. 5_Ou pensais que em vão diz a escritura: O Espírito que ele fez habitar em nós anseia por nós até o ciúme? 6_Todavia, dá maior graça. Portanto diz: Deus resiste aos soberbos; dá, porém, graça aos humildes. 7_Sujeitai-vos, pois, aDeus; mas resisti ao Diabo, e ele fugirá de vós. 8_Chegai-vos para Deus, e ele se chegará para vós. Limpai as mãos, pecadores; e, vós de espírito vacilante, purificai os corações. 9_Senti as vossas misérias, lamentai e chorai; torne-se o vosso riso em pranto, e a vossa alegria em tristeza. 10_Humilhai-vos perante o Senhor, e ele vos exaltará.

 No vs. 1 Tiago nos mostra que naqueles dias haviahostilidade no meio das comunidades cristãs da época. Assim como temos hoje. Há divisões, rixas, e competições na igreja de Cristo, infelizmente. Como chega a acontecer isto? Por que é assim?

“Donde vêm as guerras e contendas?” A resposta de Tiago é imediata: “Dos vossos deleites, que nos vossos membros guerreiam”.
 Deleites (hedonôn), que é hedonismo, a concepção da vida segundo a qual o prazer éa finalidade, o bem supremo da vida. É a glorificação dos sentidos.
Os deleites estão na “carne”, no homem interior.
A lucidez de Tiago é grande: A força dos prazeres que operam na nossa vida produz o clima de regras sociais, dentro das igrejas. Trocando em miúdos, o espirito de contendas entre os cristãos é produto da carnalidade humana, da carne trabalhada pelo intenso desejo de prazer, desatisfação. É o homem dominado pela carne que produz problemas na igreja. Tiago o contrapõe ao homem sujeito a Deus (vs 7), que poe o Diabo em fuga.
“Cobiçais e nada tendes”. Desejar melhores condições de vida não é errado. É uma legitima aspiração humana. Mas, “cobiçar” aqui não é uma aspiração legitima. A consequências dos verbos no vs 2 esclarece bem: cobiçar, matar, invejar, combater, fazerguerras. Não são desejos inspirados por Deus. São inspirados por deleite, prazer.

O “matais” não quer dizer que havia assassinatos naquelas igrejas. A figura empregada pelo autor é de uma guerra entre pessoas e nações, é como houvesse uma semelhança nas igrejas o espirito de contendas carnal entre as pessoas, uma natureza puramente humana.

“Nada tendes, porque não pedis” é uma declaração obvia,mas a sua continuação é alerta contra as orações sem valor, mal direcionadas.
O ensino de Jesus sobre a oração do sermão do monte, (Mt 7:7-8) “7 Pedí, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei e abrir-se-vos-á. 8 Pois todo o que pede, recebe; e quem busca, acha; e ao que bate, abrir-se-lhe-á”. É em termos absolutos. “todo o que pede, recebe.”
 Tiago relativiza. Se tudo o que pedíssemos fosseatendido por Deus, seríamos infelizes. Muito do que pedimos não é o melhor. E, também, oração não é obrigar Deus a fazer o que queremos. Pedimos muitas vezes e não recebemos porque pedimos mal. São os deleites, os prazeres, que nos levam a pedir mal, de forma desfocada da vontade Divina.
Calvino certa vez disse, sobre este assunto “Queriam fazer de Deus o ministro de suas próprias concupiscências”.Muitos gostariam de usar Deus para seus propósitos, que não são muito edificantes.
Os valores daqueles cristãos deveriam ser outros. Estavam, como a igreja de Laodicéia, apaixonados por valores mundanos, mas absolutamente desinteressados pelos valores que, aos olhos de Deus, realmente contam.
Nos vs. 4, Tiago clama contra o amor ao mundo. Importa lembrar aqui que “mundo” não são as...
tracking img