experiencia

Páginas: 6 (1273 palavras) Publicado: 14 de agosto de 2014
O experimento com água, bexiga e vela

Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images
Esta experiência é para aqueles que não querem gastar muito dinheiro para se divertir com a ciência. Você vai precisar de duas bexigas, uma vela e um pouco de água. Infle a primeira bexiga e segure sobre a vela acesa. O calor da chama afina o material da bexiga quando transferido e faz com que a mesmaestoure. Encha a segunda bexiga pela metade com água e infle o resto. Quando é mantida sobre a chama, ela não irá estourar porque a água dentro dela absorve o calor.
Sinta o calor (um experimento de toque)

Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images
Este experimento requer apenas andar pela casa com um termômetro infravermelho, uma caneta e um bloco de notas. Use o termômetro para registrar asleituras de temperatura de vários objetos antes e depois de tocar. Anote essas leituras, juntamente com observações sobre o quão quente ou frio é o objeto ao tocar. Os itens que são condutores de calor mais fortes absorvem o calor de seus dedos, parecendo frios ao toque. Bons isolantes, como pano ou tijolo, irão parecer mais quentes.
Alaska Cozido

Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty ImagesEste delicioso truque é uma forma divertida de mostrar como a condução de calor e o isolamento funcionam. O fundo do tacho de torta ou bolo é coberto com bolo, sorvete é empilhado no topo, e então tudo é coberto com merengue leve e fofo. Então, ela é cozida no forno por alguns minutos, mas o sorvete permanece sólido. Uma vez que o bolo é o mais próximo da fonte de calor, ele isola o sorvete,absorvendo a maior parte do calor. Para uma receita completa, consulte "Referências".
Colheres - Condutoras de calor

Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images
Para esta experiência, você vai precisar de uma colher de pau, uma colher de metal, uma colher de cerâmica e uma colher de plástico. Ferva um pouco de água em uma chaleira e coloque em uma caneca de café. Coloque todas as quatrocolheres na água de uma só vez, organize para que elas não se toquem e, depois, sinta a diferença de temperatura em cada colher. As colheres absorverão o calor da água e a que for feita do material mais condutor, ficará mais quente.
Propagação de calor por condução 

Objetivo
O objetivo do experimento é mostrar a propagação de calor por condução utilizando um bom e um mau condutor de calor.Contexto
A propagação de calor pode ocorrer de três modos: por condução, convecção e irradiação. Enquanto a propagação por irradiação se dá mesmo na ausência de matéria (vácuo), a propagação por condução exige o contato entre os objetos que trocarão calor e a propagação por convecção envolve a movimentação da matéria. Quando colocamos uma panela com água no fogo para esquentar, podemos observar apropagação de calor dos três modos. Por condução: o calor do fogo se propaga para a panela que está em contato com ele; este calor se propaga também por condução para a água, que está em contato com a panela. Por convecção: a água que está em contato com o fundo da panela se aquece, sua densidade diminui (fica mais leve) e ela sobe, enquanto a água fria da superfície (mais pesada) desce para o fundo.Por irradiação: se tiramos a panela do fogo e aproximamos a mão de seu fundo, sentiremos um aumento de temperatura. O calor sentido não chegou por condução (pois não havia contato) nem por convecção (pois o ar quente sobe), pois a radiação independe da existência ou movimentação de matéria para se propagar. Outro exemplo de propagação por irradiação é a energia térmica do sol, que chega até nós pelapropagação através do espaço, que é quase um vácuo perfeito. Neste experimento veremos a propagação de calor por condução e também a resistência oferecida à esta propagação por dois materiais diferentes: um fio elétrico e um palito de madeira.
Idéia do experimento
A idéia é mostrar a propagação de calor por condução através de dois materiais diferentes: um fio elétrico, que conduz bem o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Experiencias
  • Experiencias
  • experiencia
  • Experiencia
  • experiencias
  • Experiencias
  • Experiência
  • minha experiencia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!