Experiencia piagenianas

1965 palavras 8 páginas
Este trabalho foi uma atividade prática das teorias piagetianas aplicado por meio método clínico e de observação, com o objetivo principal de descrever a experiência do grupo na aplicação do exame de conservação de quantidade de matéria, líquidos e números estudados na disciplina de processos psicológicos básicos II.

O teste de conservação consiste em estabelecer uma relação entre a mesma quantidade de matéria em variações de forma, de líquidos em recipientes de formatos diferentes e de números com posições diversificadas, no qual podemos verificar o nível do estágio cognitivo das crianças.

Realizamos a experiência com uma criança que se encontra no estágio pré-operatório, outra no operatório concreto e outra no operatório formal para fazermos uma análise entre as respostas.

A - Conservação de matéria (resposta e reação)

Inicialmente colocamos duas massas de modelar iguais e com cores diferentes, tanto no formato como na quantidade, diante das crianças em momentos diferentes e sem contato entre elas. Nomeamos as massas de modelar de C1 e C2.

Maria Antônia, 4 anos (pré-operatório)

1-Perguntamos se a quantidade de massa era a mesma no C1 e C2. Maria Antônia depois de analisar através da visão e do tato o C1 e C2 respondeu que sim, mas se houvesse interferência dizendo que C1 tinha mais massa, ela dizia que C1 tinha mais massa, o mesmo ocorreu com C2. Mas uma vez identificado como iguais (sem interferência), deformou-se C1 em forma de bola.

Resposta/reação: C2 contém mais massa, porque está esticado (sem interferência), mas mudou de idéia de acordo com a interferência.

2-Deformou-se C2 em forma de bola.

Resposta/reação: C1 e C2 são iguais, porque se parecem (sem interferência), mas mudou de idéia de acordo com a interferência.

3-Deformou-se C1 em forma de bolacha.

Resposta/reação: C2 contém mais massa, porque está achatado (sem interferência), mas mudou de idéia de acordo com a interferência.

4-Deformou-se C2 em forma de bolacha.

Relacionados