Experiencia para verificar o teor de alcool na gasolina

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1268 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CIÊNCIAS LICENCIATURA PLENA




QUÍMICA












TEOR DE ÁLCOOL NA GASOLINA








JAQUELINE CAMARGO






IntroduçãoEsta experiência tem como objetivo determinar o teor de álcool na gasolina.
A gasolina é um produto combustível derivado intermediário do petróleo, na faixa de hidrocarbonetos de 5 a 20 átomos de carbono.
Uma das propriedades mais importantes da gasolina é a octanagem. A octanagem mede a capacidade da gasolina de resistir à detonação, ou sua capacidade de resistir ásexigências do motor sem entrar em auto-ignição antes do momento programado. A detonação (conhecida como "batida de pino") leva à perda de potência e pode causar sérios danos ao motor. Existe um índice mínimo permitido de octanagem para a gasolina comercializada no Brasil, que varia conforme seu tipo.
O álcool etílico, umas das substâncias adicionadas à gasolina tem vital papel na suacombustão, pois sua função é aumentar a octanagem em virtude de o seu baixo poder calorífico. Além disso, o fato propicia uma redução na taxa de produção de CO. A porcentagem de álcool é regulamentada por Lei, e recentemente foi estabelecido um novo padrão que é de 18 a 24%. Se por um lado existem vantagens, existem as desvantagens também, como maior propensão à corrosão, maior regularidade nas manutençõesdo carro, aumento do consumo e aumento de produção de óxidos de nitrogênio.
Disso tudo, nota-se a importância para a frota automotiva brasileira e para o meio ambiente, o rigoroso controle dessa porcentagem.
Atualmente recomenda-se que o teor (volume a volume) de um líquido numa solução líquida seja expresso como concentração em volume, f, (em ml /L, por exemplo).

- A gasolina é umlíquido tóxico, bastante volátil; durante a realização desta experiência, mantenha o laboratório arejado e evite a inalação dos vapores de gasolina. Por outro lado, a gasolina é altamente inflamável; assim, durante a realização desta experiência, não deve haver qualquer chama acesa no laboratório.

Destilação - a destilação fracionada poderia ser utilizada para separar o álcool da gasolina. Noentanto, ela é inviável devido aos seguintes aspectos: a) uso de calor com uma mistura volátil,


OBJETIVO:
Determinar o teor de álcool na gasolina, e separar uma substância apolar de uma polar. Verificar o cumprimento ou não das normas da CNP em diferentes posto de gasolina.

MATERIAL UTILIZADO:
- 10 ml de água destilada
- 10ml de gasolina
- 2 provetas de 25ml
- 2 pipetas de 10ml- 1 rolha para tampar a proveta
- 1 pipeta de 10ml( ou seringa hipodérmica).

PROCEDIMENTO:
Usando a pipeta, coloque 10,0ml de gasolina a ser testada na proveta. A seguir, adicione 10,0ml de água destilada, tampe a proveta com a rolha e agite a mistura água-gasolina. Após deixar o sistema em repouso para que ocorra a separação das fases, determine o volume de cada fase.
Repita oprocedimento com a segunda proveta.
Calcule o teor percentual de álcool na amostra de gasolina para cada proveta.


Resultados
Pelos dados fornecidos pelos testes em proveta obtivemos os seguintes valores, que serão colocados na fórmula .
T% = (Válcool / Vinicial gasolina) x 100 %
Onde
Válcool = 100,0 ml - Vfinal gasolinaCalculo
T%(1ml/10ml)x 100% -10% teor do álcool
V álcool = 10,0ml-9ml= 1ml

O volume 100,0 ml se refere ao volume inicial da mistura gasolina álcool (se este volume for alterado, a fórmula tem que ser modificada de acordo).




















Questões

1- O que é uma substância polar?
2- O que é uma substância apolar?
3- A água é uma substância polar ou apolar?
4-...
tracking img