Experiencia fogo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (433 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
Para se identificar as diversas substâncias existentes utilizam-se vários métodos, tanto por via seca, quanto por via úmida. Um dos métodos mais conhecidos de se reconhecer a substânciapor via seca é o teste de chama. O teste de chama é feito com uma amostra sólida, e é utilizado na identificação de elementos metálicos constituintes de sais, que são identificados pela cor que aschamas produzem como explicam os autores A. Pereira e F. Camões no livro Ciências Físico-Químicas, e os autores L. Mendonça, Mª C. Dantas e Mª D. Ramalho no livro Jogo de Partículas. Segundo os autores,quando os sólidos são aquecidos, eles passam para o estado gasoso e absorvem energia, e essa energia torna-se em seguida emissora de radiações visíveis, e essas radiações dão uma cor para a chama. Arealização deste experimento só permite uma primeira identificação, e sua observação tem algumas limitações. Uma das limitações mais conhecidas é a possibilidade de existir resíduos de sódio, o que dá achama uma cor amarelada e pode mascarar algumas colorações. Para um melhor resultado costuma-se utilizar um filtro de vidro azul cobalto. Este vidro absorve a luz amarela, sendo então, possível seobservar as outras cores na chama. Para se ter um melhor resultado no teste de chama, pode-se ainda usar o espectroscópio (instrumento destinado a separar os diferentes componentes de um espectroóptico) para comparar os espectros obtidos com os espectros de referência, podendo assim fornecer provas mais concretas do tipo de componente presente na chama.
Objetivo
A experiência teve como objetivoobservar as reações dos 4elementos. Para realizar o experimento, utilizamos amostras dos 4 elementos, um Bico de Bunsen para poder verificar a chama e HCl.
Resultado e Discussão
Em um bancada foramcolocados 4 béquer com elementos diferente dentro deles, o primeiro era sulfato de cobre, o segundo cloreto de Estácio, o terceiro era cloreto de sódio e o quarto era cloreto de cálcio. Com o Vico de...
tracking img