Experiencia com ovo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (258 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Foi usado vinagre frio para execução da experiência.
14h56min - Foi colocado um ovo branco dentro de um copo de vidro transparente. O ovo não boiou ecomeçou a soltar bolhas devagar.
14h57min – Uma proporção ainda pequena de bolhas subindo do ovo, porém constante.
14h58min – Surgindo um pequeno aglomeradode bolhas em volta da superfície do copo.
14h59min – Bolhas subindo constantemente, deixando a borda do copo com uma camada de espuma mais densa.15h00min – Passado o dedo em volta dessa “espuma” e constatado que não havia nenhum tipo de começo de formação de algum tipo de pó semelhante o da cal.Introdução:

Objetivo: Verificar visualmente as alterações que ocorrerão durante o processo de solução de ácido acético (vinagre) com a casca do ovo.Verificar visualmente a reação do ácido acético (vinagre) com a casca do ovo.

Materiais utilizados: Ovo comum. Copo de vidro transparente. Pinça de cozinhapara retirada do ovo de dentro do copo. Vinagre branco frio.
Conclusões:

- A casca de ovo é constituída por carbonato de cálcio (CaCO3) e o vinagre éuma solução aquosa de ácido acético;

- Quando se coloca o ovo em contato com o vinagre, observa-se bolhas se soltando do ovo que seria o gás carbônico.- Haverá o consumo da casca do ovo na reação com o ácido, o ovo fica envolvido apenas por uma membrana;

- A flutuação do ovo com casca é umfenômeno físico associado à formação de uma camada de bolhas na superfície. A densidade do conjunto ovo/camada de bolhas é menor que a densidade só do ovo.
tracking img