Experi ncia de Needham

251 palavras 2 páginas
Experiência de Needham
Em 1745, um naturalista inglês, John Turberville Needham (1713-1781), fez uma série de novas e interessantes experiências que reforçaram a idéia da origem da vida pela abiogênese.
Needham colocou um caldo nutritivo em diversos frascos, fervendo-os por 30 minutos e arrolhando-os; depois de alguns dias, os caldos estavam repletos de seres microscópicos . Assumindo que a fervura tinha matado todos os seres eventualmente existentes no caldo e que nenhum ser vivo poderia ter penetrado através das rolhas, Needham argumentou que só havia uma explicação: os microorganismos surgiram por geração espontânea.
Spallanzani X Needham
Vinte e cinco anos mais tarde, um padre italiano, Lazzaro Spallanzani (1729 - 1799), elaborou uma crítica devastadora às conclusões de Needham. Em suas experiências, Spallanzani colocou caldo nutritivo em 19 frascos que foram cuidadosamente fechados e muito bem fervidos durante 1 hora. Examinando-os depois de alguns dias, não encontrou qualquer sinal de vida em nenhum deles. Mostrou, assim, que Needham não tinha aquecido os seus frascos o suficiente para matar todos os seres neles existentes.
Os experimentos de Spallanzani não convenceram Needham, que reagiu com um argumento que pareceu incontestável para a época: a fervura por muito tempo destruía o "princípio ativo" , um misterioso princípio inerente à vida que devia existir no caldo. Como Needham tinha a seu lado o peso da opinião pública, que, em geral, só muda vagarosamente, a abiogênese continuou dominado.
Até cerca de 100 anos atrás, a maioria dos cientistas aceitavam como válida a teoria da geração espontânea.

Relacionados

  • cultura e razão prática texto
    37644 palavras | 151 páginas
  • Hist ria Teoria Jos Carlos Reis 3a
    90437 palavras | 362 páginas