EXPERI NCIA DE HAWTHORNE

286 palavras 2 páginas
EXPERIÊNCIA DE HAWTHORNE

A experiência de Hawthorne foi uma pesquisa ciêntifica proposta pelo psicólogo e sociólogo, Elton mayo, em uma fábrica da Western Electric Company, localizada em Hawthorne, distrito de Chicago. A sua finalidade era determinar a relação entre a intensidade da iluminação e a eficiência dos operários medida através da produção. Nessa fábrica havia um grande departamento onde moças montavam relés de telefone. A tese era que aumentando a luminosidade, a produtividade também aumentaria. A Western Electric fabricava equipamentos e componentes telefônicos. Na época, a empresa valorizava o bem-estar dos operários, mantendo salários satisfatórios e boas condições de trabalho. A empresa não estava interessada em aumentar a produção, mas em conhecer melhor seus empregados.
Conclusões
Uma das conclusões tiradas dessa experiência, foi que o Nível de Produção é Resultante da Integração Social, ou seja, O nível de produção não é determinado pela capacidade física ou fisiológica do empregado como afirmava a Teoria Clássica, mas por normas sociais e expectativas grupais.
As relações humanas são as ações e atitudes desenvolvidas a partir dos contatos entre pessoas e grupos. Cada pessoa possui uma personalidade própria e diferenciada que influi no comportamento e atitudes das outras com quem mantém contato. A compreensão das relações humanas permite ao administrador melhores resultados de seus subordinados e a criação de uma atmosfera na qual cada pessoa é encorajada a exprimir-se de forma livre e sadia. Chegou-se também a conclusão que a motivação econômica é secundária, rompendo assim, com o conceito de “homo economicus” (pelo qual o homem é motivado e incentivado por estímulos salariais), propondo que o homem é motivado primariamento por reconhecimento ou aprovação sociais, daí o conceito de homem social.

Aluno: Airton de cassio gaspar pereira

Relacionados